Como essas pedras deslizam?

As rochas deslizantes de Racetrack Playa são um dos fenômenos geológicos mais intrigantes que ocorrem no Vale da Morte, na Califórnia, EUA. O fenômeno consiste de pedras de diferentes tamanhos e pesos que podem ser encontradas no meio do vale com um rastro enorme, como se alguém as tivesse empurrado ou elas tivessem se movido sozinha.


Embora várias teorias tentem explicar o fenômeno, ninguém jamais viu uma pedra dessas se movendo sozinha, assim como não há registros de pessoas que tenham visto alguém empurrando-as. Mistééééério!


Vi no X-Pock

Comentários

  1. O mistério já foi solucionado.
    No canal da National Geographic na TV paga apresentou um documentário sobre o assunto.

    Resumindo: Após várias teorias, com várias tentativas de simular as caracteristicas adversas da região, os cientitas chegaram a seguinte conclusão: Em determinados dias cai uma quantidade de sereno que, pela baixa temperatura da noite congela diminuindo o atrito da pedra com o solo - junta-se a essas condições fortes ventos que aumentam de velocidade a medida que entram pelo estreito vale - Este forte vento somado a dimunuição do atrito da pedra com o solo faz com que elas deslizem [andem]. Como o solo está molhado ficam as marcas ou rastros das pedras.

    Eu assisti no NatGeo

    ResponderExcluir
  2. Que nada! Já assistiram Piratas do Caribe 3: No fim do mundo? Então, lá aparecem essas pedras. Na verdade, são caranguejos disfarçados de pedras, que andam quando não tem ninguém olhando.

    ResponderExcluir
  3. Ou então as pedras estão ouvindo Rolling stones!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?