Se paulista fala errado?


Acho muito difícil você não conhecer a pérola acima, quando o compositor evangélico quis participar, recitando sofrida -e hilariamente - uma simples frase, tirando o pessoal da gravadora do sério (e eu ainda dou risada com isso).

O caso é que lembrei disso ao conversar com uma colega de serviço, carioca, recém chegada a São Paulo:
-Paulista gosta de tirar uma casquinha da cara de todo mundo, pensa que não tem sotaque... - disse ela.

A mais pura verdade. Falamos que gaúcho, paranaense e catarinense canta quando fala, que mineiro encurta as palavras, que nordestino tem "aperreio" no "espinhaço", que o carioca enche de "x" todas qas palavras com "s", mas não percebemos como carregamos o "r" na pronúncia de uma simples "poRta", transformando ela numa "pórrrrrrrta".

Outra coisa que comentou  - e até então, não havia me apercebido da gravidade: como falamos errado! Existe entre o pessoal daqui uma mania estranha de falar incorretamente. Minha irmã, hoje professora formada, que desde cedo tinha o hábito de conjugar plurais, verbos e pronomes na forma certa, conta que certa vez foi à padaria quase na hora de fechar e perguntou ao atendente:

-Tem pães?
-Nães... - disse o atendente debochando. Ela não se deu por vencida:
-Então, tchães...

Fazem trinta anos que ela conta a mesma história, e esse mesmo tempo que eu ainda rio, embora não seja nada engraçado quando nos tornamos reféns disso, e incorporamos essa feia forma de conversar em ambientes formais, profissionais, solenes. Imagine o vexame quando incorporamos a palavra "tipo" a cada frase que pronunciamos,  ou numa entrevista de emprego ouvir até a entrevistadora matar uma frase começando com um "...as pessoa..." "...menas coisas...""...que seje assim...".

E só quem escreve sente o peso de não perceber o quanto é influenciado pelo que ouve, ou seja: como escreve errado! Certa vez, perguntei a um amigo blogueiro - que dei liberdade para ser sincero comigo - sua opinião sobre os textos que eu escrevia:

-Zé... tu gosta de escrever?
-Cara...gosto!
-E por que não faz o favor de aprender? Tu escreve errado prá caramba!

Não é uma questão de ter ou não estudo: Creio que seja cultural mesmo, o famoso "um chops, dois pastel" tão típico nestas bandas.  As vezes me sinto culpado quando me pego insistindo em usar os plurais de forma correta. As pessoas me olham como dissessem: "sujeito arrogante..."

Abaixo, uma típica música paulistana, meu! Expressa bem, velho, o que eu "tô ti dizeno":

Comentários

  1. PoiZÉ,

    Essa pretensão de regionalismo é o famoso 'sujo falânu do mal lavado'

    Coisa mais imatura...

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o "poeta" do vídeo é mineiro. Sem sombra de dúvida....
    Trabalho com esse pessoal, que são migrantes.....
    Esse sutaque é de mineiro do norte de Minas, divisa com sul da Bahia...

    ResponderExcluir
  3. kkkkk eu também ainda rio com o nosso amigo gospel aí, mas o fato é que é muito dificil não sermos influenciados pelos vícios de linguagem, em alguns lugares do Brasil isso tem um peso enorme. Essa questão lingüística é complexa.

    Cheguei a pensar que "o amigo" fosse eu, mas não te daria uma resposta dessa, e do Adoniran e curto muito o clássico "Taubua de tiro ao alvaro não tem mais onde furar..."

    ResponderExcluir
  4. É Regina, as pessoa são ansim...

    Eder, meu conterrâneo galã:

    Você sempre foi muito cuidadoso para me ajudar, não só do meu português errado, mas de uma série de outras dicas. Sou sempre grato.

    O blogueiro em questão chama-se Danilo Fernandes, é uma flor na hora de dar toques. Parece um hipopótamo ensandecido em uma exposição de taças de cristal.

    Na verdade, ele foi bem mais indelicado que isso.... ligo não, como diz mamãe: "não sou de cuspe".

    Nota: Quando fui postar, era essa da "Taubua" do Adoniran que eu ia postar... é de Deus!!! rsrsrsrsr

    Abs

    ResponderExcluir
  5. É a famosa "frechada", dia desses li um artigo na Revista Língua sobre essa música, e pensar que eu ria dela desde pequeno.

    Se não me engano o poeta Patativa do Assaré diz que é melhor dizer a coisa certa com as palavra errada, do que dizer a coisa errada com as palavra certa.

    E o galã foi fogo viu!

    ResponderExcluir
  6. So um pequeno comentario..... vamos conjugar o verbo ter.

    eu tenho
    tu tens
    ele/ela tem
    nós temos
    vós tendes
    eles/elas têm

    Como vemos a 3 pessoa do singular e 3 do plural somente muda na escrita e não no FONETICA.. Então presta atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?