Citações de C.S.Lewis


Se você ainda não sabe quem foi o ex-ateu C.S.Lewis, autor das "Crônicas de Nárnia", está perdendo uma grande chance de conhecer um cristão considerado referência no século passado.
Das obras que li, além da série de 7 livros sobre Nárnia, "Cartas do Diabo ao seu Sobrinho", "O Grande Abismo", "Quatro Amores","O Problema do Sofrimento", "Cristianismo Puro e Simples", "Anatomia de um luto", entre um ou outro texto solto.

Constantemnte citado por muitos escritores cristãos, é sempre referência para meditação quando citado. Abaixo, frases deste escritor e autor:

"A privação é uma parte integral e universal da nossa experiência no amor."

"O inferno é o único lugar fora do paraíso onde nós podemos nos safar dos perigos do amor." 


"Nunca um punhado de ovos ruins chegou a dar num bom omelete."
 

"O amor ao conhecimento é um tipo de loucura."
 

"Todos dizem que o perdão é uma idéia maravilhosa até que elas possuam algo para perdoar."
 

"Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo."
 

"Tudo que é eterno está eternamente acima do tempo."
 

"Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás."
 

"A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos."
 

"O futuro é algo que todos nós atingimos à velocidade de sessenta minutos por hora."
 

"Se podemos cortar bestas simplesmente porque elas não podem nos impedir e porque estamos dando as costas ao direito à vida, então é lógico cortar imbecis, criminosos, inimigos ou capitalistas, pelas mesmas razões."
 

"A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para outra: 'O quê? Você também? Pensei que eu fosse o único!' "
 

"Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento."
 

"O Filho de Deus tornou-se homem para possibilitar que os homens se tornem filhos de Deus."
 

"Eu creio no Cristianismo tal como creio que o Sol nasceu, não apenas porque o vejo mas porque através dele eu vejo todas as outras coisas."
 

"Todos os mortais tendem a tornar-se naquilo que fingem ser."
 

“É durante os períodos de depressão, muito mais do que nos períodos de apogeu, que o homem avança para o tipo de criatura que Deus deseja.

“O caminho mais seguro para o inferno é a via gradual – um suave declive, macio sob os pés, sem viradas súbitas, sem marcas de quilometragem, sem letreiros indicadores.”

“Deus não quer homens que dêem seu coração ao futuro, colocando seus tesouros nele. Seu ideal é um homem que, tendo trabalhado durante todo o dia pelo bem da posteridade, não se preocupe com a questão, deixa o resultado nas mãos do Céu, e volta imediatamente à paciência ou gratidão exigida pelo momento que está passando.”

“A justiça infernal é interessada apenas em resultados.”

“No ódio os homens se mostram como são, perdem-se as ilusões.”

“Muitas vezes o encanto de uma pessoa adorável é apenas uma casca ocultando um âmago de apetite sexual ou associação econômica.”

“Muitos se consideram mais religiosos e espirituais dos que os outros, ao ponto de tornarem-se juizes severos, porém continuam cheios de vícios e não conseguem entender que sua religião é pura hipocrisia e convenção. Não se vê em sua vida nem justiça muito menos piedade, consequentemente não há comunhão e humildade. Esse tipo de crente, mesmo ajoelhado e fazendo a lista de pecados, é tudo conversa pra boi dormir! No fundo pensa que está mostrando grande humildade e aprovação em ir à igreja.”
Adaptação de texto de Raniere Maciel Menezes,

“Sempre que os cristãos não dão atenção a Deus eles saem derrotados.”

“Há dois erros idênticos e opostos nos quais nossa espécie pode cair acerca dos demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar e nutrir um interesse excessivo e doentio neles. Os próprios diabos ficam igualmente satisfeitos com ambos os erros e saúdam o materialista ou o mágico com o mesmo deleite.”

Ao dizer que um dos grandes aliados dos demônios no momento é a igreja:
“Não me interprete mal. Não quero dizer a Igreja como a vemos desdobrar-se a través do tempo e do espaço e enraizada na eternidade, terrível como um exército com estandartes. Este, confesso, é um espetáculo que deixa apreensivo nossos mais arrojados tentadores.”
(fala de um seus personagens).

“Quando o Mundo e a Carne fracassam em corromper o crente,então, entra a 3ª força, o Diabo. E o êxito dessa força é estragar a santidade, criar um fariseu, fazer um inquisidor ou um místico.”

“Os homens de hoje estão tratando o cristianismo como um meio para seu próprio progresso. Valoriza-se o cristianismo porque este produz escapismo.”

Comentários

  1. Os religiosos por trás de milhares de igrejas e doutrinas que combato veementemente são exatamente os abaixo citados por C. S. Lewis:
    "Muitos se consideram mais religiosos e espirituais dos que os outros, ao ponto de tornarem-se juizes severos, porém continuam cheios de vícios e não conseguem entender que sua religião é pura hipocrisia e convenção. Não se vê em sua vida nem justiça muito menos piedade, consequentemente não há comunhão e humildade. Esse tipo de crente, mesmo ajoelhado e fazendo a lista de pecados, é tudo conversa pra boi dormir! No fundo pensa que está mostrando grande humildade e aprovação em ir à igreja.” E mais: "Os homens de hoje estão tratando o cristianismo como um meio para seu próprio progresso. Valoriza-se o cristianismo porque este produz escapismo.” E acrescento: "dá muito dinheiro e muito poder".
    Gostaria de dizer a você que, segundo meu pai, nasci na doutrina cristã denominada congregação cristã no brasil, e lá fiquei até os 12 anos idade, quando queriam me batizar "na marra", se não eu não seria mais filho de Deus. Diante da minha recusa, meu pai berrou nos meus ouvidos de criança: "Você não é mais meu filho. Você é filho do inimigo". Mesmo assim, não sou um cristão confuso e, muito menos, filho do inimigo. Conheço a bíblia de "cabo-a-rabo". A bíblia tão idolatrada por quase todos os tipos de religião é que é confusa em suas mensagens e narrativas. Os grandes mestres religiosos nada mais são do que espertalhões que usam e abusam do nome de Deus em benefício próprio. Isso é fato e cristalino. Pra ser cristão e seguir a Deus não é preciso "seguir" nenhuma igreja e nenhum pastor ou padre pilantra e, muito menos, os religiosos fanáticos que povoam esse mundo. Meu próprio pai já dizia que o pior cego é o que não quer ver. E o pior surdo é aquele que faz ouvidos moucos. É um fato. E contra fatos não há argumentos. Veja que C. S. Lewis deixou frases tão bem elaboradas que fizeram dele referência na área religiosa. No entanto, ninguém dá bola, ninguém liga. Tudo continua como era antes no quartel de abrantes. É por isso que repito: acordem, se liguem. Não é porque eu seja "mais sabido" que as demais pessoas... Claro que não sou! Mas, de uma coisa você pode certeza: o que falo e escrevo é resultado de experiências vividas e de análises profundas. Não se trata de falácias e falácias como os cegos e surdos de plantão costumam dizer. É interessante observar que Saramago, de repente se transformou num homem velho e caduco, decrépito e miserável. Por quê?! Por que ele simplesmente tem a coragem de dizer as verdades que a maioria das pessoas tremem só de pensá-las. Saramago está num momento de sua vida em que não precisa mais fazer média com ninguém. Ao contrário do que disseram, ele não precisa vender e nem provar mais nada. O que você acha? A propósito escrevi um livro sobre o mal que as religiões fazem às pessoas quando mal direcionadas. Meu Blog "Contra a Vontade de Deus" trata disso. Agora, eu penso: se ninguém liga pro que C. S. Lewis afirmou, quem vai ligar pro que diz David Eme? Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?