Seu Euclides ficou sem resposta.




Os avós de meus filhos nos convidaram para um culto doméstico.
Eu, sua filha e eles, no encontramos em seu sobrado,numa tarde chuvosa, cenário comum aqui em São Bernardo do Campo.

O casal, já na casa dos sessenta, não está nas melhores situações de saúde:
Maria se encontra acamada, após um AVC e um derrame, com dificuldades de locomoção e fala. Euclides, após recuperar-se de uma cirurgia, passa os dias de aposentadoria cuidando da esposa.
Com o velho e empenado violão, toquei dois hinos, e Elisa leu a Palavra.
Após a breve explanação, Seu Euclides, ex-diácono, antigo e afastado membro da Assembléia de Deus(não por problemas com a Igreja, mas detalhes de ordem pessoal), comenta saudoso, com sua voz sempre mansa:
Na minha época, quando solteiro, costumava buscar a presença de Deus de forma compulsiva. Jejuava e orava por horas, e algumas vezes, dias. Tudo para que, nos cultos mais avivados, quando em vez, acontecer manifestações sobrenaturais. Era nítido que o Senhor tinha uma forma diferenciada para falar com esse ou aquele irmão... eu mesmo – continuou ele – sentia um desejo em minha alma de falar sobre coisas que borbulhavam em meu espirito, e que queria crer ser da parte de Deus... mas existia temor entre eu e meus irmãos de consagração. Pensava eu: “e se não for da parte de Jesus? Se for “mininice” minha?”
Após silenciosa pausa, ele pergunta:
Por que as igrejas hoje conseguem que o Senhor se manifeste com tanta facilidade? Me consagrava tanto para conseguir isso, e agora Deus opina sobre tantas coisas, ao me ver, banais. - nova pausa – Entenda: Não quero criticar nada. Só me responda. Deus realmente fala ao coração destes homens desta forma cotidiana? Digo: estes homens que não se consagram, estes com intenções dúbias, pessoais, que não interessam ao Reino? Deus mudou de lado?
Nada respondi naquele dia.
Tento ser prudente, e não afastar mais ainda quem já anda distante do convívio dos irmãos.
Mas para que redil trarei esta ovelha afastada?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?