Eu tenho medo de vocês, pessoas...

O casal Nardoni foi condenado como era de se esperar. Mais uma vez as pessoas se uniram, gritaram e desta vez comemoraram. Fogos de artifício. Tentativa de alcançar os criminosos e mostrar o quanto eles são monstruosos e detestáveis, linchando-os. O texto abaixo escrevi dois anos atrás, alguns dias após o crime se tornar o único assunto dos telejornais.

"Eu tenho medo de vocês pessoas, que rastejam solitárias e egoístas e subitamente se unem selvagens, matilha desgraçada e decaída, gritando refrões estúpidos, procurando a oportunidade de cometar crimes anonimamente.

Eu tenho medo de vocês pessoas, que vestem máscaras de pieguices e sentimentos que não tem, que torcem nas mãos terços que não rezam e espremem lágrimas que não derramam por aqueles que lhe são próximos. Tenho medo das suas frases prontas, do seu senso absurdo de justiça, da ânsia em verem-se livres do peso da lei para darem vazão ao seu desejo destruidor. Não importam os alvos, não importa quem seja. Basta que lhes guiem, basta que lhes ordenem e juntam-se, maltrapilhos da alma, para obsessivamente perseguirem a presa manca.

Eu tenho medo de vocês muito mais do que do criminoso perseguido.

Eu tenho horror de suas caras de pobres de espírito, das suas religiões estúpidas que se apiedam do anjo branco bem nascido e ignoram todos os outros decaídos, que apelam para a ira divina como ignorantes do começo dos tempos.

Eu tenho medo de vocês pessoas, por que vocês são a maioria e a cada dia conquistam mais cargos de liderança e poder. Eu tenho medo de vocês que enfeiam este mundo tão bonito, que poluem meus ouvidos, que desgastam minha fé.

Tenho medo de vocês, entusiasmadas donas-de-casa, guardiãs da normalidade e do aceitável, munidas de pedras e paus, prontas para arrancar a pele de alguém e cometer crimes maiores que qualquer criminoso linchado. Eu tenho medo e o meu medo é muito maior do que minha compreensão.
Eu tenho horror a vocês."
22/04/08

Ariane, editora do Ás de Espadas, tem também o TNB com várias dicas e templates para blogs, onde muitas foram usadas neste.

Outra reflexão que vale a pena é O voo panorâmico dos abutres
do reverendo Digão. Ele lembra que se a menina morta fosse filha de pobre, jamais a imprensa daria um minuto de espaço.

Comentários

  1. Muito bom o texto, mas... Esse negócio de amor incondicional é meio complicado, né?

    Até porque precisamos antes definir amor!

    Amor e justiça andam juntos.

    ResponderExcluir
  2. Bonito o texto... eu pensei basicamente a mesma coisa, mas não tive coragem nem criatividade o bastante pra escrever.
    Não que não ache que eles deveriam ser mesmo condenados, mas a felicidade das pessoas com isso me causa nauseas. A quantidade de gente que sai de suas casas pra festejar ou se aproveitar da situação é triste, deprimente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?