Família haitiana escapa de terremoto e busca exílio...no Chile!

Família Desarmes, que fugiu do Haiti após
terremoto / Foto: Rodrigo Bustamante/BBC Mundo
Um grupo de nove haitianos que havia sobrevivido ao terremoto do Haiti, em janeiro, e foi buscar refúgio no Chile foi surpreendido por mais um pesadelo quando o país foi sacudido por um terremoto de magnitude 8,8 na semana passada.

"No Haiti me resgataram de debaixo de uma casa e eu me sinto com sorte de ter saído de lá com vida. Entrar no Chile e me encontrar com a mesma situação, não podem imaginar como me senti, em que estado de impotência. Foi o pior que poderia ter me acontecido", relatou Joseph Desarmes à BBC.

Depois de escapar do tremor de magnitude 7 no Haiti, Desarmes conseguiu se refugiar no Chile com sua mulher Jeanelia Pierre, seus filhos Quinchy e Stanley, sua neta Standerly Nelia e quatro amigos por interferência de seu filho Pierre Desarmes, um cantor haitiano radicado no país sul-americano graças ao sucesso de sua banda, Reggaeton Boys.

Sem falar espanhol (somente Pierre fala o idioma local) e, por consequência, sem poder arrumar um emprego, o grupo de haitianos conseguiu ao menos se estabelecer em Santiago, na capital de um país organizado que lhes oferecia uma perspectiva de vida tranquila.

Porém, tudo mudou às 3h34 (horário local) do sábado, 27 de fevereiro, quando grande parte do território foi assolada por um forte terremoto que os colocou novamente no inferno e que os aproximou da morte outra vez.

"Pensei que morreríamos, porque deixamos um lugar como o Haiti com tanto desastre para trás e viemos para cá pensando que estávamos a salvo, mas nos encontramos com algo pior. Pensei que este era o ano de minha morte", relatou à BBC Mundo Stanley Desarmes, com a tradução de seu irmão Pierre.

O jovem haitiano também disse que "quando a terra começou a balançar, a primeira pessoa que agarrei nos braços foi Nelia. Toda a família se jogou ao chão. Estávamos juntos rezando e dissemos: 'aconteça o que acontecer, pelo menos vamos morrer juntos'"

Continue lendo n o Último Segundo

Comentários

  1. Eu vi essa notícia em um telejornal... Terrível, não é? Parece até um filme de terror onde o assassino te segue aonde quer que você vá!

    ResponderExcluir
  2. Que sorte eles tem heim?

    Leão.

    ResponderExcluir
  3. A seguir foram para a Turquia. Sigam esta família de perto.... Eles sabem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?