5 de abril de 2010

A revelação do varão prometido

por Zé Luís

Você que é solteiro e faz planos para o futuro com seu(ua) atual namorado(a), deve se perguntar como será o futuro de vocês doisA velha questão de João Batista: essa é a pessoa certa, ou devemos esperar outro?

Creio que o mais angustiante para um crente quando faz essa espécie de oração é o silêncio de Deus. Ele simplesmente não responde esta questão, embora haja quem até profetise no nome Dele a este respeito.

Lembro-me de um "causo", relatado assim que entrei na igreja:

Uma pastora-profetisa, admirada pelo grupo de jovens daquela comunidade, sabendo da paixão que uma mocinha nutria por certo jovem, disse a ela que o grande amor da sua vida era justamente aquele rapaz, da mesma igreja, e que se casariam futuramente. Ela “recebeu” aquela palavra, acreditando que o desejo de seu coração seria realizado.

O tempo foi passando, e o rapaz, sem saber da tal “revelação”, começa a namorar justamente com a sua melhor amiga, tornado-a odiada então: ela passou a representar a figura do diabo, que roubava a “benção” dela, como se isso fosse possível, já que Deus prometeu, e haveria de cumprir. As duas não conversam até hoje.

A moça – ex-amiga então - terminou o namoro. Dizem as más línguas (não estranhas a nós) que o motivo era as constantes tentativas em fazer o que crentes não devem fazer antes do casamento. Isso foi a “confirmação” da moça: o moço era para ser seu, e de mais ninguém.

Infelizmente, o moço se formara a pouco e passou a lecionar em faculdades, não demorando muito a aparecer com sua nova namorada, mais velha que ele, já a apresentando como noiva. A moça que tinha a promessa viu seu mundo desabar: “Quando chegaria sua vez?” - chorava pelos cantos durante os cultos. Nestas alturas, a pastora-profetisa já não congregava em nossa igreja. Sumira,e sabe-se lá Deus se ainda congregava em algum lugar, ou se mesmo era crente. Nem vou dizer o que diziam as más línguas...não vale a pena.

Passaram-se anos. Neles, a moça deixou de ser uma mocinha e já era uma mulher solteira correndo atrás de uma promessa de amor dada a uma adolescente, enquanto o agora homem nem sabia de sua existência. Ela ganhava muitos quilos, e não podia cobrar de ninguém essa consequência. Mas sua fé inabalável permanecia firme na promessa feita por Deus através de “sua serva”.

Certo dia, oito horas da manhã, o telefone tocou. O Dito, zelador da igreja avisava que o moço – agora um bem sucedido professor de faculdade – falecera aos 32 anos, viltima de uma forte crise de bronquite. Foi o Alexandre, o amigo que buscara-o para jogar bola, que encontrou o corpo, ainda em sua cama. Seu braço estava esticado, e sua mão parou a centímetros da “bombinha” onde buscava estava sua medicação.

A moça, de uma hora paraa outra, viu sua esperança de anos despedaçada, viu o corpo de seu prometido sendo chorado por outra mulher. Para ela não houve palavras de conforto, embora quase todos soubessem de sua paixão, da angústia e da imensa questão que se desenhou em sua mente: “Deus mentiu?”

A moça mudou de igreja, e antes de se submeter a uma cirurgia de redução de estomâgo quase aos 40, chegou a pesar quase 150 quilos. Ela continua solteira

Todas as semanas vemos pulhas bolando seus planos para aumentar o conteúdo de seus cofres em nomes de Deus, gente manipulando o redio de Jesus em prol de egocentridades, pastores que um dia foram sinceros com Deus mudarem seus discursos para se beneficiar de alguma forma. O desejo é de desistir, não de ficar.

Mas...

Sabemos que Deus não mentiu (Ele nem se pronunciou) . Ela queria ouvir aquela promessa e alguém simplesmente a deu. Você sabe disso, eu também. Por isso, temos que ficar: Somos ovelhas cuidando de ovelhas. Não importa o quanto se degladiem as lideranças políticas em prol disso e daquilo. Existem feridas pequenas que somos capazes de limpar.

A tal profetisa não podia medir o peso de sua irresponsável “revelação”, e o quanto matou aquela juventude, mas nós, de posse desta descrição acima, poderíamos, pelo menos, evitar que toda a juventude de uma existência fosse para o lixo. Se você sabe como, você tem que ficar. Isso é Igreja.