Ainda sobre fábrica de loucos

Zé Luís

Ninguém entendeu quando Cecília sentou-se na mesa da supervisora, em meio ao grande departamento e começou a declarar que tomava posse daquele cargo, enquanto melava o móvel, o telefone e o computador com um óleo com cheiro de perfume barato, do qual dizia ser azeite.

Naquele dia, ela chegou recitando chavões evangélicos ininterruptamente, como se fossem mantras: “Sou cabeça, não cauda!”, “Decreto a benção! Eu profetizo!”, “Deus tirará do ímpio e dará ao justo...”, “Eu sou fiel com meus dízimos! Deus me honrará...” entre tantos dizeres... Já ha alguns dias ela não falava coisa com coisa, mas aquele dia parecia ser o derradeiro.

O marido, irmãos da igreja, e mesmo colegas de trabalho já vinham percebendo que algo com a jovem moça não estava andando bem. O marido chegou a procurar aconselhamento pastoral: estava preocupado com o comportamento cada vez mais estranho.

Naquele dia, a moça surtou: foi levada amarrada do serviço pela ambulância, e ninguém foi capaz de acalmá-la, até que os fortes calmantes a derrubaram.

A nenhum irmão na fé foi dado a permissão de visitá-la durante o longo período em que esteve internada. Até mesmo ao marido isso foi negado nos primeiros dias. Os médicos calculavam que o ambiente em que Cecília estava inserida poderia ser um fator agravante para aquela séria doença mental que pegou a todos de surpresa(para não dizer que era a causa).

Sim, o nome é fictício, mas a história é fato.

O pior: é praticamente unanime entre os profissionais desta área que um bom percentual dos atuais internados nos manicômios são desta vertente religiosa.

Ouço constantemente que devemos ganhar almas para Jesus, mas que tipo de neurose é essa, que invade os locais onde o nome do Mestre é invocado?

Tudo aquilo que “Cecília” balbuciava no dia de seu surto representa boa parte do que se prega em muitos púlpitos. O que isso significa? a loucura continuará sendo propagada.

Comentários

  1. A humanidade tem substituido a sabedoria de Deus por loucura dos homens.

    ResponderExcluir
  2. Local onde as loucuras se encontram.

    De um lado, a loucura perversa dos seguidores do deus macumbeiro, pagão, recebedor de sacrificios descabidos, de outro, pessoas fragilizadas pelos núcleos psicoticos burbulhantes esperando um gatilho para se realizarem.
    Posso te dizer, não é o Nome do Mestre que é invocado neste lugares....

    ResponderExcluir
  3. Uma psiquiatra me disse que estava com uma paciente de 15 anos internada.
    A menina era crente e pais eram crentes.
    Falava o tempo todo em demônios e Bíblia.
    O tratamento foi idêntico a esse acima.

    Perguntei o porquê e o diagnóstico.
    Ela me respondeu que quando alguém surta, surta naquela área que está stressada.
    Ok.

    Mas...também tem o lado espiritual.
    Não podemos dizer que essas pessoas precisam de libertação?
    Quantas pessoas "estranhas" Jesus encontrou e as libertou?
    No mais...sigamos a Palavra de Deus:
    Vigiai e orai.

    ResponderExcluir
  4. uma coisa é uma coisa outra coisa ou tudo é mesma coisa?.

    Xiii, acho que estou contaminada pelo virus que pegou o Zé...

    A linha que separa "as coisas" é tão tenue, penso eu.

    me expliquem por favor:
    eu vejo Jesus libertando pessoas de espiritos malignos, expulsando demônios que causavam doenças fisicas (surdez, mudez)e reintegrando ex-endomoniados a vida social(o caso do gadareno, ou seja, ele deixou de ser um doido andarilho para viver com a familia)

    Jesus liberta\cura o endemoniado\doido e tbém cura\liberta o doido\endemoniado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?