Dois pesos, duas medidas

por Zé Luís

Engraçado - e estranho - como não nos apercebemos dos absurdos filosóficos que aceitamos em nossa vida já refeita por Deus, quando o que era para ser apenas "Vida em abundância" vira engano seguido de frustração. Frustração essa por que a fórmula falha, e se atribui intimamente esta falta a Deus.

Quando digo filosofia, e não teologia, me refiro ao ato de pensar ao invés de tentar transformar determinadas crenças imaginadas em um estudo sobre Deus quanto este não tem a menor relação às Escrituras.
Imagine que se você pudesse escolher um cardiologista para uma operção séria, Deus o livre, para um filho, uma mãe, um conjugê, por exemplo - qual você escolheria: Um profissional formado com honras, experiência e um currículo invejável (independente da religião), ou um crente em Jesus, sem a formação adequada, mas por ser comprovadamente servo fiel, merece seu voto de confiança?

Temos duas opções de piloto de avião: o experiente sem religião nas credenciais, ou o com poucas horas de voo, mas com várias de joelhos dobrado, e milhagens e milhagens de horas de púlpito?

Você que é crente, faça sua escolha, porque a pergunta não parece fazer sentido para quem não é do meio evangélico. Quantas orações - e as vezes oleo da unção - se faz sobre um currículo pobre para que Deus chute a bandeja onde ele for postado, dispensando os infiéis, fazendo que o entrevistador veja apenas o dele, e não os daqueles mais capacitados pelo próprio esforço.

"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos" é uma frase que não discordo, mas não se pode usar em todas as situações, como um argumento para aquele sem a capacitação necessária, mas insiste, por exemplo, em fazer uma entrevista em inglês, sem o "know how" mínimo para o mesmo (conhecer o idioma, por exemplo).

Jesus certa vez contou-nos uma parábola sobre um servo iníquo, que trapaceava enquanto seu chefe não via. O chefe por sua vez, dispensou-o, e admirou-se com a capacidade de seu ex-funcionário em se adaptar a situações onde estava em desvantagem, usando a mesma capacidade para ajudar e se ajudar: o tal servo usava o que tinha para dar continuidade a sua existência, não buscou poderes sobrenaturais para resolver seus justificáveis problemas.

Deus, embora não aprovasse as ações de Ninrode (Genesis, neto de Noé), não deixou de ressaltar suas qualidades de caçador.

Mesmo Jacó, com toda as suas "presepadas" contra o próprio irmão, pai, sogro e esposas, tinha o afeto do Pai Celestial, que sabe reconhecer o esforço em um homem (assim como fez que retornasse a cada situação, para que se retratasse, por mais que Jacó evitasse os confrontos).

Eis a grande diferença nos atuais "adoradores". Não entenderam que quando se ganha uma Jericó, há de se lutar ainda por ela, que o direito de ser filho vem com uma morte de cruz, que não é um simples pensar ou querer. É ação.

Se Deus te prometer um reino, como fez a Davi, se prepare para o que pode vir: Davi passou por dez anos de não pouca tribulação até sentar ao trono.

José não chegou a 1º Ministro Egipcio - fazendo acontecer os sonhos da adolescência - sem ter  que enfrentar o que enfrentou.

Os filhos, seguidores do Filho, teriam que procurar ser os melhores no que fazem, ou pelo menos os que mais batalham na busca disso: o sal da terra, a luz do mundo, é algo que é para ser seguido como exemplo, e não para ser motivo de chacota por querer plantar vento, e querer colher "tudo do bom que esta terra pode oferecer".

Se houver a oportunidade, se prepare ao máximo, e aí sim, espere em Deus, que o melhor que VOCÊ pode ter lhe será dado. Isso sim seria teologia.

Comentários

  1. verdadeiro!!
    mas isto é pregado nos pulpitos da vida?

    não sr,
    é dito que vc não é calda e sim cabeça, que o melhor desta terra é pra vc. E te digo mais as igrejas históricas e tradicionais já estão contaminadas com este lixo da inversão de valores do deus manipulável,injusto e subserviente a um grupo seleto.
    No final do ano passado passei 15 dias no sul, e frequentei algumas igrejas, das mais sérias, segundo consta, qual não foi minha surpresa, ao ouvir a pregação do lider mor, dono de uma renomada faculdade de teologia, usando esta argumentação rala para estimular a crentaiada a crer que somos uma especie de seres quase sobrenaturais, basta "querer" pois é "poder".
    Menino, quase tive uma sincope nervosa.
    Hoje faço como vc, a quem eu posso alertar eu o faço.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo twitter Zé Luiz.

    Como sempre um texto que possui uma simplicidade ao mesmo tempo que é profundo e instigante.

    Que Deus lhe conserve sempre a humildade e o humor que lhe são característicos.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Oi, Zé Luiz, tudo bem? Li sua interessante entrevista lá no "Jô" e vim te conhecer melhor (no bom sentido, é claro).

    Gostei do seu texto, de como você abordou o assunto. Dentro de uma perspectiva teológica séria, você acertou em condenar tais "filosofias".

    Mas eu quero nem concordar nem discordar do provérbio evangeliquês "Deus não escolhe capacitados mas capacita os escolhidos" pela razão de que para mim, Deus não escolhe nada que diga respeito ao homem. Somos nós que fazemos nossas escolhas. Todas.

    Se quiser de fato ficar mais "confuso" rsss visite a Confraria dos pensadores fora da gaiola. Pelo nome já dá prá ver que boa coisa não é haaaaaaa o pobre do Éder ficou que nem cego em tiroteio (ele que não leia isso mas sei que vai ler...)

    cpfg.blogspot.com

    Ou então, ou também, faça uma visita a este teu mais novo seguidor que pretende sempre aparecer por aqui.

    saladopensamento.blogspot.com

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Adriana: se estes chavões fossem banidos da boca destes pregadores, evangelistas, apóstolos, etc, muitos deles subiriam para os púlpitos apenas para contar piada.

    Eduardo
    Não vai acreditar, mas sempre lia um de seus blogs: o sobre herois de hq.
    No mais, a confraria é um blog bem polêmico, não?

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  5. Amigo, que texto maravilhoso!

    Deus faz o impossível, mas o que está ao nosso alcance, quem tem que fazer somos nós!

    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, textos maravilhosos e profundos!!
    É tão incrível que por muitas vezes estou passando por situações difíceis e sempre procurando uma resposta da parte do Senhor.
    E saiba que HOJE, ao ler este texto, minha fé triplicou, ao saber que Deus te usa, e neste texto especificamente, falou comigo!

    Um beijo

    Maya

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?