Afasta de mim este cálice


Brilhante.
Sinto falta deste brilhantismo capaz de inundar a cabeça de um adolescente e permanecer reverberando nas mentes dos senhores de quarenta que nos tornamos. Algo que nos provoca, que caçoava de uma ditadura poderosa que derrubara um governo, em um país onde a liberdade de expressão fora proibida.

Cale-se ou Cálice, ao que se refere Chico? Fácil entender quando se conhece o momento da História em que foi escrita.

Comentários

  1. Cara...


    Não sei se vc viu o post de MPB no crentassos... Mas eu fiquei muito empolgado aqui em casa com todas as musicas, e essa pra mim, é muito especial...
    como estava conversando com a minha esposa, mesmo q eu ficasse a minha vida inteira pensando numa sacada dessas, eu acho q jámais faria algo nem parecido... os cara são bons...

    Mas a minha pergunta é: Pq o evangelho de Cristo, q é cheio de "pegadinhas" e "msg subliminares" não causa tanto impacto nos jovens de hoje?! falta de interesse de quem ouve? Falta de vontade de quem ensina? ou causa impacto e só eu q não consigo ver isso?? (momento fala q eu te escuto)...

    valeu! continue nessa foça com o teu blog, q tá cada dia melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei essa múisca linda e inquietante, mas confesso que nõ sei em que contexto ela foi escrita, conta aê Zé.

    ResponderExcluir
  3. Uma época, se discutia se o Chico fez ou não músicas de protesto no tempo da Ditadura Militar, já que muitos outros já tinham feito. Alguns diziam que ele não podia fazer porque seu pai era um Senador e tinha uma relação estreita com os militares.
    Para mim tá claro, que nesta musica há um protesto feito em cada frase, uma metafora da ditadura.

    Permitam-me opinar sobre o impacto do evangelho?

    Fiquei entusiasmada quando vi a entrevista que Mosab Hassan Youssef, filho de um dos fundadores do Hamas deu ao programa Milenio, dizendo que não optou pelo cristianismo ou por qualquer outra religão, mas sim por Jesus.Inclusive ele diz que solução par ao conflito milenar é o Amor encarnado em Jesus.
    Jesus e evangelho continuam impactando e gerando Paulos de Tarso mundo afora.

    abraço

    desculpe a intromissão

    ResponderExcluir
  4. A Adriana é um poço de cultura e ainda diz que não tem nada a dizer, admiro sua humildade. Sou muito jovem (rsrs) mas concordo, essa música é um protesto.

    ResponderExcluir
  5. Éder,

    vc me chamou de velha, mas tá perdoado.
    Continuo não tendo nada a dizer, vc, o Confuso e tantos outros são os profissionais e sabem traduzir o cotidiano.

    abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?