18 formas de manter sua casa longe dos espíritos maus


Photo: la fattina

Em diversas partes do mundo, independente da cultura ou crença, o hábito de pendurar amuletos em portas para proteção do lar ou convidar a boa sorte é prática comum pelos tempos. (propositalmente, deixei uma de fora, que não foi citada na matéria original). Confira:

1. Ferradura:


Photo: capsicina

Possivelmente o mais famoso dos amuletos é a ferradura. Acredita-se repelir bruxas de entrar em casa, além de trazer sorte ao que passar, onde ela pode ser pendurada na frente, ou mesmo atrás da porta, virada para baixo. A crença originou-se no século 16, através do folclore britânico, e perdurando até hoje, como pode ser visto em diversas casas espalhadas pelo mundo.

2. O espelho Ba Gua

Photo: 9star.net

Photo: fengshuisite.com

O espelho Ba Gua, de origem chinesa é um popular símbolo de Feng Shuí, indicado a ser colocado na entrada, na porta de entrada, simbolizando boa acolhida e trazendo prosperidade a todos que ali entrar.


Além disso, o amuleto é tido também por ter propriedades capazes de neutralizar Qi negativo de natureza espiritual (o famosos "olho gordo"), ou mesmo entidades maléficas, não permitindo a entrada naquele ambiente.







3. Palaspas
Photo: Lawrence OP

Nas Filipinas, são as Palaspas, uma espécie de palma decorativa vendida durante o Domingo de Ramos, marcando o início da semana Santa. As plantas são bentas por um sacerdote católico e depois, penduradas nas portas. Ele acreditam que o objeto, transformado em talismã, guarda a casa do diabo.

4. Sinos de Vento
Photo: ***Karen

Crê-se que os sinos de vento afugentam maus espíritos. Mas há quem simplesmente os coloque só pelo som próprio do baluarte.

Photo: ZeMoufette

Os sinos mais recentes tem sua origem na Índia, e mais tarde introduzido na China, onde eventualmente é usada na proteção das casas. Japoneses produziram esses amuletos em vidros, conhecidos como Fūrin, o que acreditam trazer boa sorte também.

5. Mezuzah


Se acordo com a Cabala (judaísmmo místico), o amuleto restringe o acesso do Mal e seus agentes na casa, bastando apenas pendurá-lo para cima e a proteção ocorrerá em tempo integral.

Photo: lunita lu

O mezuzah é um pedaço de pergaminho enrolado, contendo versos e preces em hebraico. Encapsulado e fixado diagonalmente na soleira da porta.

6. Nazar
Photo: Meir Jacob

O nazar, também conhecida como a pedra do olho do mal, é um amuleto turco/greco usado contra o que chamamos de "olho gordo", conhecido nas culturas do Mediterrâneo como "Mal de ojo".

Photo: Adem Djemil

Usualmente feito de vidro colorido, o nazar protege sua casa contra a má sorte

7. Romã
Photo: V31S70

Em algumas crenças celtas, uma cruz feita de ramos da árvore do Romã e amarrada com uma fita vermelha fora usada como amuleto de proteção acima das portas das casas. Tal como referido na rima de cântico folclórico: "Pé de Romã, linha vermelha, tem todas as bruxas no temor."

8. Ofuda

Proteção da família contra pestes é o poder da Ofuda, talismã originário do Japão, da crença Shinto. Ele é tipicamente feito de papel decorado, madeira, pano ou metal, e deve ficar preso na porta

9. Ponta de flecha


acredita-se que Pontas de flecha nas portas é ótima prevenção contra assaltantes.

10. "Ossinho da Sorte"

Photo: James Jordan

Para os apaixonados de plantão, o ossinho da sorte, colocado na porta da frente em dia de ano novo trará o novo amor em sua vida. Mas você terá que cantar "Amor, vem me pegar" três vezes antes(essa cena eu queria ver).

11. Bastões de canela

Um objeto cada vez mais usado é o pau de canela amarrados sobre a porta. Há muito tempo atrás, este era utilizado pelos egípcios para fazer um espaço sagrado e pelos chineses para purificar templos.

12. Flautas de bambú
Photo: Roger Walch

Outro apetrecho de Feng Shuí: acredita-se que mantém a casa segura contra más vibrações, desde que pendurado de forma múltipla na frente da porta. Flautas são símbolos de força e ajuda.

13. Mahakala
Photo: Wonderlane

O Mahakala é considerada um protetor do Dharma na crença budista tibetana.
Representado de diferentes formas, o Mahakala pode ter um rosto com um, dois ou seis braços, ou mesmo oito faces com dezesseis braços. Ele simboliza o defensor da Lei e é colocado normalmente na entrada de santuários budistas.

14. grinalda de Rosemary

Uma grinalda feita de alecrim fresco amarrado com um fio verde é um amuleto. Como proteção adicional, insira estas flores: flores de alho, cravos, rosas, cravos ou em intervalos de três, sete ou nove. Pendurá-lo na sua porta e ainda desfrutar do perfume!

15. Régua de 6 moedas do Imperador

O amuleto simboliza o sucesso financeiro em seu trabalho.

16. Hamsa
Photo: newwavegurly

Hamnsa , ou "a mão de Fátima", é um amuleto em forma de palma da mão, com um olho simbolizado bem em seu centro.


Na cúltura bérber e árabe, o "patuá" é como defesa contra "olho-gordo"..


Normalmente utilizado em portas e paredes, e atualmente pessoas penduram isso no pescoço.

17. Deuses da porta
Photo: Bluehse

Esta gravura chinesa decorativa é posta às portas de templos, casas e empresas. Acreditam que as almas penadas são barrados na entrada.Eles sempre são desenhado em pares, sempre se encarando. Os deuses da porta na verdade são representações de dois generais, Qin Shubao e Yuchi Jingde, que viveram no tempo do Imperador Tang Taizong.
Photo: Bernard Oh

O imperador deu-lhes a honra de ter suas imagens gravadas em sua porta de entrada. Os generais sempre vigilantes, segundo a crença, trazem boa sorte e mantém os espíritos maus afastados.

18. Alho(essa é conhecida)


O mais popular nesses dias onde vampiros estão tão em destaque: Alho. Esta é a proteção mais comum encontrada nas portas do mundo todo, para a proteção contra a mítica criatura conhecida nos mais remotos lugares do planeta: o vampiro. Alho afasta vampiros. Todo mundo sabia dessa.

Photo: dominiqueb
O alho é encontrado em qualquer lugar e em qualquer tempo, o que facilita muito de ser encontrado: Basta perndurá-lo na entrada, a menos que você deseje que os vampiros entrem...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?