A arte de apenas observar


G. K. Chesterton

"“Se você parar de olhar para livros sobre os animais e os homens e começar a olhar diretamente para os animais e os homens (com um senso mínimo de imaginação ou humor, um senso do desvairado ou do ridículo), você observará que o que assusta não é quanto o homem se assemelha aos animais, mas quanto ele difere deles.

É a monstruosa escala de sua divergência que exige explicação. Que o homem e os animais são iguais é, num certo sentido, um truísmo; mas que, sendo tão iguais, eles sejam tão disparatadamente desiguais, esse é o choque e o enigma. O fato de um macaco ter mãos é muito menos interessante para o filósofo do que o fato de que, tendo mãos, ele não faz quase nada com elas; não estala os dedos, nem toca violino; não entalha o mármore, nem trincha costelas de carneiro.

Fala-se de arquitetura bárbara e de arte inferior. Mas os elefantes não constroem colossais templos de marfim nem mesmo no estilo rococó; os camelos não pintam nem mesmo quadros ruins, embora estejam equipados com o material de muitos pincéis de pêlo de camelo.” "

Vi no Genizah

Comentários

  1. Profundo, bacana... pra fazer pensar...

    ResponderExcluir
  2. Oi Zé!
    Criatura e Criador... Agora, nós que procuramos e buscamos, pudemos encontrar mais uma grande e empolgante aventura no tema que você propôe! O fato é que muitos partidos estão em pé fazendo suas frentes de batalha acêrca do que defendem. Bravo, bravíssimo a eles! Porém, sinto muito aos contrários, pois prefiro ser criação do Criador do que meramente expectador dessa loucura que é a vida.

    Grande abraço!

    Gildo
    www.quadrangularpari.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?