Há romantismo numa aliança de noivado?

Pode dizer… você acha aliança de noivado uma coisa romântica, não acha? Uma prova de amor, né?
Pois deixa eu te contar uma história.

Alianças de noivado só se tornaram populares quando alguns tribunais norte-americanos começaram a recusar processos por “quebra de promessa de casamento“, iniciados por mulheres que haviam sido abandonadas por seus noivos depois de terem mantido relações sexuais. Antigamente processos desse tipo eram comuns, já que era muito difícil uma mulher conseguir um novo marido se já tivesse perdido a virgindade.

Cansados de tais queixas — e da algazarra que os jornais criavam por causa desse tipo de processo — juízes decidiram pôr um ponto final no assunto. Mas como garantir que um casal de noivos pudesse manter relações sexuais se a noiva não poderia mais recorrer à justiça caso o noivo mudasse de ideia? Afinal, ambos queriam sexo, mas para as mulheres os riscos eram muito grandes.

Assim surgiu a aliança de noivado: presente que, caso o noivado chegasse ao fim, não seria devolvido ao noivo. Essa solução desencorajaria o noivo a quebrar sua promessa e, caso noivado viesse a ser rompido, proporcionaria automaticamente uma compensação financeira para a noiva.

Em resumo, alianças de noivado — da forma como foram concebidas — são apenas uma compensação financeira pela virgindade perdida.

Agora olha pra aliança no seu dedo… perdeu um pouco da graça, não perdeu?

Fonte: NYT
Postado no Dois Espressos (assim mesmo, com "s")

Comentários

  1. Hum...quanto custa um aliança hoje?
    Hum...muito pouco diante das consequências emocionais e espirituais que o sexo antes do casamento traz à mulher.

    Olhei minha aliança...e não perdeu a graça...senti muito bem em lembrar que casei virgem, e usei a aliança de noivado por alguns meses, com muito romantismo.

    Vale a pena esperar!!!!!
    De coração, desejo isso a todas.

    ResponderExcluir
  2. Com relação a valores de uma aliança, com certeza vale muito pouco se comparado a pessoa ser virgem e sexo só após o casamento.
    Mais acredito que esse tipo de "notícia" é bem curiosa e é pouco sabido por uma grande maioria de pessoas. Talvez, se tivessem conhecimento sobre isso teriam optado por algum outro tipo de "símbolo" para o compromisso.
    OBS: Sei que o compromisso tem que estar primeiramente na mente/coração para depois ser externado com/em algum objeto.

    ResponderExcluir
  3. Ainda assim, eu queria uma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?