O silêncio de Deus e a teimosia humana

Imagem: Wicia Q

por Zé Luís

Fácil é dar explicações sobre qualquer situação ou assunto, mesmo sem ter domínio sobre tal.

Posso explanar sobre coisas que realmente não sei a ponto de convencer meu ouvinte que aquilo é uma verdade absoluta e irrefutável, a não ser que o mesmo já tenha sido, de alguma forma, convencido sobre estas questões pendentes e possua uma resposta que eu julgue mais plausível. Nesse caso, sou eu quem absolverá a nova conclusão, se tiver coragem – ou mesmo humildade – suficiente para repensar meus conceitos.

Ateus alegam que um homem inteligente e ousado sempre chegará a conclusão que Deus não existe, já que desafiaram a – suposta - autoridade máxima do Universo, falando horrores sobre a mesma e esta, simplesmente, não se pronunciou: “Um mundo sem Espírito é a única conclusão correta.”

“Se esse deus é onipotente – tudo pode – e é um deus bom, mas coisas ruins acontecem, de duas, uma: ou ele não pode tudo, ou não é bom.” é frequentemente usado, o que me deixa curioso: se ele é ateu, para que voltar tanto ao assunto? Se você crê em Papai Noel, me desculpe: eu não. Mas não faço de minha vida uma cruzada contra isso, como as injustiças cometidas pelo “bom velhinho” quando não deixa presentes nas favelas por falta de chaminé. “Santa Claus não pratica justiça social” esbravejaria contra alguém que não existe.

Já ouvi muito sobre esse silêncio de Deus em nossas vidas, C.S.Lewis lamenta e protesta contra isso quando sua amada Joy sucumbe ao Câncer. Qualquer professor de Teologia informará sobre os 400 anos de silêncio entre o Velho e o Novo Testamento.

Jesus silencia diante de seus agressores, como ovelha muda. Diante da turba que se prepara para o apedrejamento da adúltera nada pronuncia, Ele próprio cala a turbulenta tempestade que apavora seus seguidores; Em oculto viveu até a vida adulta.

Ouvi certa vez - Cassiane se não me engano – que quando Ele está em silêncio é por que está trabalhando. Creio que o Mestre, quando separa um espaço na eternidade para cuidar de cada um de nós separadamente, usa o “calar” como poderosa ferramenta em nossa formação, por mais que isso nos seja incompreensível e doloroso.

Talvez entendamos melhor o silêncio quando nos deparamos com a teimosia. A teimosia faz com que pessoas se mantenham firmes em suas opiniões, independente da clareza dos argumento, por mais óbvios e claros que sejam. Nem todos são teimosos compulsivos: alguns permanecem em sua posição por conta da arrogância daquele que tenta convencê-lo que deve fazê-lo(as igrejas estão cheio destes senhores da razão: pergunte àquele que tentaram “evangelizar” na marra. O prejuízo ao Reino é incalculavel).

Desde a queda, estamos contaminados com o conhecimento do Bem e do Mal, precário e parcial, e por isso julgamos como quem tem critérios suficiente para isso, tendo sempre o que opinar a respeito de coisas que nem temos ideia do que se trata. Muito dessas “filosofias”, se destruídas em determinada altura de nossa existência ,pode nos dissolver junto.

“Não discuto com loucos, crianças e bêbados...” é uma filosofia pessoal, embora todos os três tipos sempre me provoquem ao ponto de querer falar-lhes coisas duras, até forma mais áspera. Mas de que adianta? Uma criança não tem experiência para entender o meu “não”, um louco – assim como o ébrio – tem seu juízo comprometido: vale o tempo gasto numa linha de raciocínio que ele não entenderá?

Dessa forma, o silêncio Divino é obviamente esperado e precioso, totalmente compreensível. O que um dentista pode dizer enquanto um dente que apodrece nossa boca é removido, mesmo quando não há anestesia que minimize a dor?

Afirmar ser o silêncio uma prece pode ser um pouco demais, mas economizaria – e muito – a exposição de nossa imbecilidade.

“Até o idiota, quando calado, passa por sábio”

Comentários

  1. Duas coisas:
    - Ótimo texto, porém duro. Mas o assunto pede que seja incisivo. (Fico imaginando o que será que o inspirou...)
    - Imagem incrível, a densidade das sombras já prepara bem o leitor para o teor do texto que lerá. (Fico pensando que fase esse Cristão Confuso vivencia pra expor essa possível penumbra emocional não vista tão frequentemente em suas abordagens...)

    Leão, pagando de psicanalista fajuto e curioso hauehaueha...

    ResponderExcluir
  2. PoiZÉ...

    Também confesso que me passou pela cabeça: o que será que o inspirou?! rss

    Mas é isso!

    O tal silêncio nos diz tantas coisas, muitas delas bem gritantes ao nosso ouvido que se faz de surdo, outras bem calmas, serenas...

    Bora acionar a tecla do discernimento pois é ela que vai dar o toque especial nesse silêncio. :)

    Gostei.

    Abs,

    R.

    ResponderExcluir
  3. Oi Zé!
    Em se tratando de leis da física, lembro que, em nosso planeta, o silêncio absoluto simplesmente não existe! Fazendo uso disso, posso desenvolver uma analogia interessante: O silêncio de Deus sempre produzirá uma espécie de som, este não tão audível quanto gostaríamos ou esperaríamos mas está lá, acontecendo a todo momento. Lembra que a ação de Deus para os dias da Graça, segundo Jesus está atribuída ao Consolador? O qual é reconhecido em sua forma de agir como Dínamús - que não pára. Mas nada consta a respeito do som que produz mesmo quando está em ação.
    Então, não podemos dizer que, pelo silêncio de Deus, Ele não esteja em atividade. Está agindo.
    Em música, temos a pausa, que é a representação gráfica para o silêncio... mais parece um tempo de espera. Até que os sons voltem a acontecer segundo o nosso padrão ou forma.
    Deus fará sempre a Seu modo o que Ele desejar e a Ele não importa se o Homem sabe ou não disso.

    Grande abraço!

    Gildo
    www.quadrangularpari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi mano.
    Ótimo texto (blog como um todo)
    Estou seguindo.

    Convido a conhecer e quem sabe seguir...
    http://oreinoemnos.blogspot.com/

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir
  5. I think this is among the most important information for me.
    And i'm glad reading your article. But want to remark on few general things, The site style is wonderful, the articles is really nice : D. Good job, cheers

    Look into my webpage :: vakantiehuizen

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?