A espera de um MIlagre ainda hoje



por Zé Luís

Quem acompanha o blog, ou me conhece pessoalmente, sabe que evito ver filmes acompanhado.

Choro aos borbotões até com propaganda de margarina. Filme que cachorrinho morre no final...nossa! Nem pensar...

Meus filhos se divertem às minhas custas, enquanto os ameaço de uma surra se a galhofa não parar. Ninguém me leva a sério.

Semana passada, assisti pela vigésima vez no ano (ainda estamos em Setembro e não estou o tempo todo em casa) o “A espera de um milagre” com Tom Hanks. Peguei o filme bem na parte onde o grande Jonh Coffey é levado a casa do chefe de policia, velho amigo dos policiais da “milha”, na tentativa de usar os poderes milagrosos do detento para a cura de Melinda, a atormentada e terminal esposa.

Ninguém, até o momento, havia visto a tal esposa enferma, mas todos sabiam que a doença a havia transformado em outra pessoa, as dores a haviam tornado imoral, agressiva, murmurante.

O marido tenta impedir aquela ação, sai no meio da madrugada, armado, sem saber o que fazer da visita inusitada, até que a mulher grita de dentro da casa, expondo toda a vergonha do marido diante de seus amigos, mostrando seu semblante envergonhado.

Ele estava pronto para se isolar e viver sozinho a dor de ver seu grande amor definhar, em oculto, morrendo, obscena, imoral. O pavor do marido estava em deixar que outros pudessem ver isso, sua vergonha, seu fracasso.

Quando a solução aparece, ele já não tem forças para impedir seu avanço, nem mesmo apertar o gatilho de sua arma. Sua casa é invadida, seus amigos o consolam, correndo o risco indefinível de um milagre que poderia não passar de uma farsa.

O milagre acontece, e toda a podridão do mal que vai naquela alma se transfere para o detento, que apesar da aparência assustadora, tem a pureza de uma criança.

Chorei.

Nossas histórias mais famosas estão recheadas de redenção. Como não se emocionar? Amigos levam o milagre ao cético, mas só quando ele não tem mais força para impedi-lo.

Ela poderia ser curada antes? Claro. Desde que o milagre tivesse sido-lhe apresentado antes.

Entendo a urgência dos missionários: enquanto não informam sobre o milagre da boa nova, almas padecem, adoentandas pelas desgraças deste mundo, aguardando que o milagre chegue, removendo suas dores, devolvendo-lhes a lucidez, desfazendo feridas purulentas, e levando Nele então, nossas dores, fazendo-nos sarados.

Jonh Coffey é executado no lugar de um psicopata, foi morto por um crime que não cometeu, e todos sabiam disso.

Eu chorei por ele, como sempre faço. Ninguém é capaz de impedir que um Milagre deixe de morrer por nós, enquanto os que ficaram e receberam de seu dom recontam sua história, dia após dia, em parabolas e filmes sem fim.

Comentários

  1. no dia em que perdermos a capacidade e a sensibilidade de chorar por uma injustiça, aí sim estaremos perdidos!

    ResponderExcluir
  2. no dia em que perdermos a capacidade e a sensibilidade de chorar por uma injustiça, aí sim estaremos perdidos!

    ResponderExcluir
  3. own, vou te mandar pelo correio uma caixa de kleenex..kkk, falando serio, a espera de um milagre e um sonho de liberdade bateram os recordes na escala lagrimas-derramadas-e-enxugadas-com-lenços-de-papel...

    ResponderExcluir
  4. O choro é de um bem-aventurado! Aprendi que não adianta se fazer de durão quando o que se tem é um grande coração, meu amigo..
    O grande John pôde trazer a todos nós uma incrível mensagem: por mais que a bondade seja incompreendida por não seguir padrões humanos, ainda continua sendo bondade. E, por mais que a justiça pareça tardia, quando vier trará consigo todas as lágrimas, dores, angústias, vergonhas e humilhações que os frágeis tiveram que passar ou suportar calados. Alguns chamam isso de vingança, mas fiquem tranquilos, isso não vem de nós...

    Abraço pro cê, Zé Luis!

    Gildo
    www.quadrangularpari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. PoiZÉ...
    Tô com a Elídia, esses dois filmes cansei de ver e toda vez chorando muito. O último mais recentemente.
    Quanto ao primeiro, tirando aquele efeitos especial "nada a ver", é muito denso e mexe com o mais íntimo do nosso ser.
    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Como eu sempre choro vou te dar uma dica: sempre sacaneie alguém que está com cara de que vai chorar... aí vc acaba não chorando. Isso funciona quando assisto filme com a minha irmã...mas não funciona com meu pai...ele é tão chorão que qdo a gente começa a sacanear, aí q ele chora mais...e eu acabo chorando junto... não sei se vai ser seu caso...rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?