5 de maio de 2011

Cientistas garantem: Segredo da felicidade é relembrar os bons tempos

Estudos comprovam o que o profeta Jeremias já declarava em seu livro de Lamentações:
Trazer a memória coisas boas, esquecendo as amarguras é o simples segredo para ser feliz


Pessoas que olham para o passado através de lentes cor-de-rosa são mais felizes do que aqueles que se concentram em experiências negativas do passado e as lamentam, de acordo com um novo estudo publicado na revista Personality and Individual Differences.

O estudo ajuda a explicar porque a personalidade tem uma influência tão forte sobre a felicidade de uma pessoa, e os resultados sugerem que pessoas com certos traços de personalidade são mais felizes que outros, devido a maneira como eles enxergam seu passado, presente e futuro.

O estudo examinou como as classificações das pessoas sobre o modelo "Big Five" mostra traços de personalidade que diz respeito a sua abordagem ao tempo e satisfação com a vida.

O "Big Five" avalia o quanto extrovertida, neurótica, aberta, consciente e agradável é uma pessoa, e as classifica como alta ou baixa em cada traço de personalidade, em vez de atribuir-lhes um tipo de personalidade.

"Descobrimos que pessoas altamente extrovertidas são mais felizes com suas vidas, porque eles tendem a manter uma visão positiva e nostálgica do passado, estando menos propensos a ter pensamentos negativos ou remorsos."

Via Telegraph