Fala paletó!


Sinais dos tempos.

Quero crer que a letra acima - que acredite, meus filhos adolescente tem no celular, e ouvem com frequência(sem fone, claro), talvez para me aborrecer... - já não deve mais fazer parte do entendimento das lideranças cristãs.

Ouvi certa vez a seguinte argumentação:

O altar do Senhor é Santo, lugar de reverência. Não se pode estar de qualquer maneira. Em um Fórum não se entra de bermuda, em uma audiência com Juiz de Vara ou em um casamento, é obrigatório o uso de roupa social. Ou seja, para cada situação, há uma determinada roupa.

E por que na casa do Senhor seria diferente? Alias, Elias era conhecido por suas vestes. Os sacerdotes do Antigo testamento também usavam uma roupa diferenciada.
O argumento é válido? Em que ternos estão as Palavras de quem Deus usou para salvar alguém da angústia? As roupas sacerdotais - que nunca foram terno ou gravata - ditavam a autoridade neles? E João? Sendo ele sacerdote por direito - ele era filho de um levita, diferente de Caifás e Anás - ministrava seus batismos longe do templo, no deserto, com sua estola sacerdotal feita de pele de bicho, bem diferente do Umin e Tumin usual...

Eu sou templo, pois o lugar sagrado em Jerusalém ficou com o véu rasgado quando foi consumado certo sacrifício de cruz.

Foi em frangalhos que Paulo pregou a grandes governantes, e Jesus falou a governadores quando estava coberto de hematomas, cuspe e humilhação.

O costume de uso de ternos e gravatas (além dos já abolidos chapéus) foi trazido pelos evangelistas europeus há décadas atrás, que usavam a vestimenta devido o clima gelado de onde vinham, e jamais em um clima tão quente como no Brasil.

Enfim, não demorou nada para que associássemos o uso das chamadas roupas "sociais" com a pregação válida, a ponto da inversão dos valores serem aplicadas, e hoje ainda, o paletó fala mais que o sujeito que o veste.

Comentários

  1. "O costume de uso de ternos e gravatas (além dos já abolidos chapéus) foi trazido pelos evangelistas europeus há décadas atrás, que usavam a vestimenta devido o clima gelado de onde vinham, e jamais em um clima tão quente como no Brasil."

    Você já disse tudo. Pra que comentar mais???

    Haha!

    Paz!

    ResponderExcluir
  2. SE OS PALETÓS FALASSEM TUDO O QUE ACONTECE, QUEM SABE HAVERIA MENOS MENTIRA PREGADAS.

    ResponderExcluir
  3. PoiZÉ...

    Sem falar que tem cada paletó brega...

    ih ih ih

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?