10 fins de mundo que certamente aconteceriam

Hoje, pelo que tudo indica, conforme o recall do Familly Radio para Outubro, o mundo não vai acabar... de novo.

A maioria dos profetas da desgraça surgem de uma perspectiva religiosa, embora a multidão secular tem causado a sua quota de sustos também. Uma coisa que os cenários apocalípticos tendem a compartilhar em comum algo óbvio: não aconteceram .

Abaixo, 10 desses prognósticos que até o momento, não se cumpriram:

O Hen, Profeta de Leeds, 1806

A história tem inúmeros exemplos de pessoas que têm proclamado que o retorno de Jesus Cristo é iminente, mas talvez nunca houve um mensageiro mais estranho do que uma galinha na cidade inglesa de Leeds em 1806. A galinha começou a botar ovos em que a frase "Cristo está chegando" foi escrita. Quando a notícia deste milagre se espalhou, muitas pessoas se convenceram de que o juízo final chegara - onde haviam testemunhos de que realmente assistiu o galinha botar um dos ovos profética, para descobrir que tudo não passou de um boato.

Os Milleritas, 23 de abril de 1843

Um fazendeiro da Nova Inglaterra chamado William Miller, depois de vários anos de estudo minucioso de sua Bíblia, concluiu que o tempo escolhido por Deus para destruir o mundo poderia ser adivinhado a partir de uma interpretação estritamente literal das escrituras. Como ele explicou para quem quisesse ouvir, o mundo iria acabar em algum momento entre 21 de marco de 1843 e 21 março de 1844. Ele pregou e publicou o suficiente para levar milhares de seguidores (conhecidos como Milleritas) que decidiu que a data real era 23 de abril de 1843. Muitos venderam ou doaram seus bens, assumindo que não seriam necessários, embora quando chegou 23 de abril (mas Jesus não), o grupo finalmente se dissolveu. Alguns deles, formaram o que é agora são os Adventistas do Sétimo Dia.

Mórmon Armageddon, 1891 ou antes

Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, convocou uma reunião de líderes de sua igreja em fevereiro de 1835 para dizer-lhes que ele tinha falado com Deus recentemente, e durante a conversa soube que Jesus iria retornar nos próximos 56 anos, após o qual o fim dos tempos começaria imediatamente.

Cometa Halley, 1910

Em 1881, um astrônomo descobriu por meio da análise espectral que as caudas dos cometas arrastavam um gás mortal chamado cianogênio (nome relacionado ao cianureto). Este foi de apenas interesse inicial até que alguém percebeu que a Terra passaria pela cauda do cometa Halley em 1910. Será que todos no planeta serão banhado no gás tóxico mortal? Essa foi a especulação nas primeiras páginas de "The New York Times" e outros jornais, resultando em um pânico generalizado nos Estados Unidos e no exterior. Cientistas finalmente, esclareceram que não havia nada a temer.

Pat Robertson, 1982

Em maio de 1980, o televangelista e fundador da Coalização Cristã, Pat Robertson, assustado e alarmado - ao contrário de Mateus 24:36 ("Ninguém sabe que dia ou hora, nem os anjos no céu ...") resolveu informar à plateia de seu "700 Club ", programa de TV, que sabia que quando o mundo ia acabar . "Eu garanto que até o final de 1982 não vai ser um juízo sobre o mundo", disse Robertson(esse sujeito foi o mesmo que defendeu que o terremoto ocorrido no Haiti, onde milhares morreram, tinha sido castigo de Deus pelos mesmos professarem uma religião diferente da dele. Como podemos constatar, ele já fala besteira há muito tempo).

As Portas do Céu, 1997

Quando o cometa Hale-Bopp surgiu em 1997, surgiram rumores de que uma nave alienígena estava seguindo o cometa - encoberto, é claro, pela NASA e pela comunidade astronômica. Embora a alegação foi refutada por astrônomos (e poderia ser refutada por qualquer pessoa com um bom telescópio), os rumores foram divulgados no show paranormal Art Bell rádio "Coast to Coast AM." Estas alegações inspiraram uma seita em San Diego que cultuava OVNIS chamada Heaven's Gate, crendo que essa nave seria o resgaste de salvação para aqueles que fizessem parte desta, escapando do apocalipse. O mundo de fato terminou: para os 39 membros da seita, que se castraram, e cometeram suicidio em 26 de março de 1997.

Nostradamus, agosto de 1999

Os escritos fortemente metafóricos de Michel de Nostrdame tem intrigado as pessoas por mais de 400 anos. Seus escritos, onde a precisão das quais depende muito de interpretações muito flexíveis, foram traduzidas e re-traduzidas em dezenas de versões diferentes. Um dos versos mais famosos dizia: "O ano de 1999, sétimo mês / Do céu virá um grande rei do terror." Muitos devotos de Nostradamus associavam esta "visão" do famoso prognosticador de Armageddon.

Y2K, 1 de janeiro de 2000

À medida que o século passado chegava ao fim, muitos preocupavam-se, imaginando que os computadores pudessem trazer o juízo final(como retratado na série Exterminador do Futuro). O problema, observado pela primeira vez no início de 1970, era de que muitos computadores não seriam capazes de entender a diferença entre as datas 2000 e 1900. Ninguém sabia quais providências seriam tomadas, mas muito foi especulado: desde problemas catastróficos,  vastos apagões, e até holocausto nuclear. A venda de armas aumentou vertiginosamente e muitos se preparavam para viver em bunkers subterrâneos, mas o novo milênio começou com apenas algumas pequenas e inperceptiveis falhas.

5 de maio de 2000

No caso, como o bug Y2K não nos causou a catástrofe global foi assegurada por Richard Noone, autor do livro de 1997 "Ice 2000/05/05 Disaster o Ultimate" De acordo com a Ninguém, a massa de gelo da Antártida seria de três quilômetros de espessura por 05 maio de 2000 - uma data na qual os planetas seriam alinhados no céu, de alguma forma, resultando em uma morte a nível mundial gelada (ou, pelo menos, um monte de vendas de livros). Talvez o aquecimento global manteve a idade do gelo na baía.

Ministério da Igreja de Deus, 2008

De acordo com a Igreja de Deus, seu ministro Ronald Weinland, o fim dos tempos é eminente - mais uma vez. Seu livro de 2006 "2008: Testemunha do Final de Deus" afirma que centenas de milhões vão morrer, e até o final de 2006, "haverá um tempo máximo de dois anos restantes antes que o mundo esteja  mergulhado na pior época de todas a história da humanidade. No outono de 2008, os Estados Unidos cairá e não mais será potência mundial, não existindo mais como uma nação independente. " Como observa o livro, "Ronald Weinland coloca sua reputação em linha como o profeta do fim dos tempos de Deus . "

Benjamin Radford é editor executivo da revista Skeptical Inquirer ciência. Seus livros, filmes e outros projetos podem ser encontradas em seu website . Sua coluna Ciência Bad aparece regularmente na LiveScience.

Visto por Alexandre Correia dos Christian Nerds no LiveScience


Vale a pena ressaltar que na lista o líder do Family Radio (assim se denomina o movimento), Harold Camping, de 89 anos, é recorrente, sem êxito, neste tipo de profecias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?