18 de dezembro de 2011

Imagens e suas histórias: Os construtores do Empire States



Todos nós já vimos, uma ou outra vez, a imagem de operários almoçando em uma viga de aço a centenas de metros do chão, foto essa tirada no famoso Empire States, mítico arranha-céus novaiorquino. Esta conhecida imagem foi tirada pelo fotógrafo americano Charlie Clyde Ebbets. Era parte de uma reportagem-denúncia, sobre as precárias condições de segurança em que trabalhavam aqueles operários, construindo o Rockfeller Center nos anos 30.

Diz a lenda que a maioria dos operários construtores do arranha-céu naqueles anos eram índios, conhecidos como Mohawk, possuidores de grande equilíbrio, preparação e acostumados a andar em grandes alturas, o que proporcionava condições de caminhar tranquilamente em alturas extremas, e auxiliar algum colega em caso de descuido.


Sem censura, todas as imagens foram divulgadas, embora só em 2003 foram confirmadas a sua autoria, quando encontradas pelo filho do fotógrafo, quando mexia nas coisas de seu pai, e encontrou o artigo que dizia "Um valente fotografo, que arriscava sua vida em uma viga de 16 cm de largura a 69 andares de altura do solo". Junto a notícia, havia uma fatura de $1,50 dólares por hora. Também foi encontrado um negativo que mostrava Ebbets numa viga com sua câmera.

Atualmente, essa coleção de imagens pertence a Corbis, empresa de Bill Gates. Antes, era parte do acervo Bettman, com mais de 11 milhões de fotografias.
































Visto no Ziza

Um comentário: