Imagens e suas histórias: Os construtores do Empire States



Todos nós já vimos, uma ou outra vez, a imagem de operários almoçando em uma viga de aço a centenas de metros do chão, foto essa tirada no famoso Empire States, mítico arranha-céus novaiorquino. Esta conhecida imagem foi tirada pelo fotógrafo americano Charlie Clyde Ebbets. Era parte de uma reportagem-denúncia, sobre as precárias condições de segurança em que trabalhavam aqueles operários, construindo o Rockfeller Center nos anos 30.

Diz a lenda que a maioria dos operários construtores do arranha-céu naqueles anos eram índios, conhecidos como Mohawk, possuidores de grande equilíbrio, preparação e acostumados a andar em grandes alturas, o que proporcionava condições de caminhar tranquilamente em alturas extremas, e auxiliar algum colega em caso de descuido.


Sem censura, todas as imagens foram divulgadas, embora só em 2003 foram confirmadas a sua autoria, quando encontradas pelo filho do fotógrafo, quando mexia nas coisas de seu pai, e encontrou o artigo que dizia "Um valente fotografo, que arriscava sua vida em uma viga de 16 cm de largura a 69 andares de altura do solo". Junto a notícia, havia uma fatura de $1,50 dólares por hora. Também foi encontrado um negativo que mostrava Ebbets numa viga com sua câmera.

Atualmente, essa coleção de imagens pertence a Corbis, empresa de Bill Gates. Antes, era parte do acervo Bettman, com mais de 11 milhões de fotografias.
































Visto no Ziza

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?