Parábola sobre zumbis

por Zé Luís


Confesso:

Detesto filmes sobre zumbis, e não é com pouca estranheza que vejo multiplicarem-se produções cinematográficas, séries, jogos eletrônicos, tudo sobre pessoas que, de alguma forma bizarra, continuam andando pela terra após morrerem. De praxe, algum vírus os matam, e sua (in?)existência persiste apenas para alimentar-se dos que ainda vivem. Eles não tem estomago, intestino, paladar, olfato, mas tem um apetite insano pela vida alheia.

Ainda adolescente, assisti no cinema o lançamento “O retorno dos Mortos Vivos” (na verdade, tinha ido assistir Guerra nas Estrelas, mas tinha saído de cartaz, e não ia perder a viagem... droga). Já joguei Resident Evil em diversas plataformas – e vi os filmes também (você deve estar se perguntando: “Se não gosta, porque assiste ou joga?” Boa pergunta...). "Eu sou a Lenda", com zumbis inteligentes e meio vampiros, e um monte de outros que me fogem a mente agora.

Vejo nos zumbis uma parábola sobre o homem caído, o que Adão passou a reproduzir no planeta após sua expulsão do Éden. Viagem da minha parte?

Todos nós somos mortos-vivos, “irremediavelmente” fulminados por um vírus chamado pecado, tornando-nos seres repugnantes.

Já percebeu que um zumbi aceita outro zumbi? É como o inferno que ama outro inferno. Se comunicam e compartilham do mesmo objetivo, embora inconsciente: destruir a vida que ainda existe, militam contra ela. A não-vida que possuem só enxerga a necessidade de ingerir algo vivo, embora isso apenas a destrua, e não traga a eles, o que desesperadamente anseiam: existência genuína.

Não espere deles arrependimento: os mortos não tem consciência, ética ou moral. Vivem suas mortes apenas para seu inexistente estomago, para dar continuidade inexplicável de uma desgraçada morte em movimento. Sempre acho esquisito a surpresa com que pessoas reagem a maldade humana, quando aqueles cometem crueldades e depois dormem em paz: eles são zumbis, não tem uma consciência que incomode-os, por que os mortos não tem isso.

Para os que já estão mortos, não há grande pranto ou dor quando são destruídos ou destroem: os zumbis não são aquilo que chamamos humanos, são uma distorção do que um dia foi a vida e o grande atrativo das histórias sobre zumbis é acabar com eles indiscriminadamente: é um bem para a humanidade destruí-los em definitivo. Antes eles do que nós.

Mas então a cura é descoberta: uma chance de recuperação! Corre o boato por toda a Terra que um único ser deixou entre os povos o antidoto de todo o mal que o vírus causa, e zumbis mortos e putrefados voltam a vida. O Criador anda entre seus súditos e deixa o próprio sangue como remédio.

Daí, alguém pode pensar: se todo zumbi tem uma chance, deixá-los entregues a própria sorte pode ser considerado tão desumano quanto os atos dos próprio morto-vivo. Na verdade, só quem pensa assim são aqueles que tomaram do antidoto. Alguns já até tomaram, mas não conseguem abandonar sua atitude zumbi.

Sim: haverão sarados com manias esdrúxulas de zumbis, haverão absurdos como gente sadia salivando por um bom prato de carniça, ou ainda cultivar a mania de destruir aquilo que oferece vida como nos velhos tempos.

Não convém mais vestir os farrapos do tempo que andávamos rastejando pelas ruas atrás de um pedaço de cérebro, e aquele cheiro de carne putrefada já não combina mas com os que foram agraciados com vacinas suficientes para si e para distribuir a quem assim quiser aplicá-las.

Muitos zumbis não creem na cura, e muitos, mesmo curados, passaram a crer que a Cura na verdade nunca existiu, e que zumbis são um conto de fadas de um povo sem cultura.

Creio que não gosto de histórias de zumbis por lidar com elas o tempo todo.

Comentários

  1. voce não vai fazer nenhum texto sobre o estupro no BBB. A Blogosfera Cristã tem q "bater" mais forete nessa porcaria que é o BBB.

    http://www.tijolaco.com/bbb-de-barbarie-baixaria-e-bocalidade/

    ResponderExcluir
  2. Opa Wallace! Bom te ver!

    Caro anônimo:
    Sinceramente, comentar sobre o que acontece no BBB, para mim, é como comentar sobre uma orgia envolvendo um pônei: é um troço feito para gerar esse tipo de sensação doentia de perversão.

    Esse será meu único comentário sobre o assunto nesse espaço.

    Nesse momento, muitas daqueles que não tinham interesse no programa, estão interessados no desfecho do episódio, alguns esperam realmente que talvez consigam ver um genuíno estupro ao vivo, só para ter assunto no dia seguinte.

    Sei que não é o caso do link citado, mas me recuso e dar qualquer tipo de audiência, direta ou indireta, a esse tipo de programação. Prefiro postar bobagens a isso.

    A emissora há anos empurra lixo 24 horas em nossas casas, nos mostra o que vestir, ouvir, comer, beber, em quem votar, o que odiar e que porcaria devemos idolatrar.

    Não é de agora que eles expõem porcaria. Ninguém percebeu isso antes?

    ResponderExcluir
  3. Zé Luis, eu acho que a Blogosfera Cristã deveria criticar mais a Rede Globo e semelhantes... por exemplo: nessa Sexta-Feira vai ter um protesto contra a Rede Globo em SP, Av.Dr.Chucri Zaidan,esquina da Av.Roberto Marinho. A Blogosfera Progressista esta protestando e nós da Blogosfera Cristã não estamos fazendo muita coisa.

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/protesto-contra-a-globo-no-caso-bbb.html

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto sobre zumbis. Já havia pensado nesse paralelo antes sobre o homem caído (assim como os vampiros, condenados a uma eternidade nas trevas - Crepúsculo não conta), e fico satisfeito que você tenha exposto a ideia tão bem.

    Quanto a falar sobre BBB, concordo com você: não se chuta cachorro morto. Esse é um assunto que deveria ser tão irrelevante pra "blogosfera cristã", que dá dó de ver como ocorre justamente o contrário. Tem crente que deveria andar vivo, saudável e ereto, mas se curva como zumbi pra andar entre eles.

    ResponderExcluir
  5. Então anônimo...

    Creio que um cristão não deve ter a rede Globo e semelhantes como assunto.

    Eu, particularmente, deixei de vê-la já há um bom tempo, por isso nem imagino o que é transmitido em sua programação, apesar de ouvir os colegas de trabalho ainda falando de Zorra Total ou essa ou aquela novela.

    Deixei de assistir desde algumas eleições quando ficou nítida a intenção de beneficiar um candidato escancaradamente canalha, e de como manipulam informação.

    Uma irmã que mora fora conta que a tal emissora é uma das piores coisas que o país tem. Não duvido.

    Que programação poderia se esperar?

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto... e sobre o bbb, eu tb prefiro as suas bobagens do que ler mais uma opinião sobre mais uma atitude zumbi.

    Angela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?