12 de março de 2012

Ingrediente usado em Coca-Cola - e Pepsi - pode causar câncer


Más notícias, meus amigos. A Coca-Cola e a Pespi têm um ingrediente potencialmente cancerígeno em sua fórmula: o 4-metilimizadol (4-MEI). Mais más notícias: eles não estão removendo o componente, eles estão apenas reduzindo sua quantidade para impedir que suas embalagens venham com um alerta de risco de câncer.
O 4-metilimizadol é uma molécula que se forma durante o processo de aquecimento e caramelização, algo comum e que acontece quando você cozinha algo. Ela também está presente em agrotóxicos e corantes de caramelo.
O elemento foi incluído pelo estado da Califórnia em uma lista de cancerígenos conhecidos após um estudo científico indicar conexão do 4-MEI à presença de câncer em ratos. O FDA americano, que regula remédios e alimentos, no entanto, disse que não há riscos: eles afirmam que você precisa beber mais de mil latas por dia para tomar a mesma dose administrada nos ratos que contraíram câncer.
Mas será que eu preciso tomar todas essas latas em um só dia, FDA? Porque eu vejo pessoas que tomam milhares de latas de Coca-Cola por ano. A Coca-Cola, claro, repudiou totalmente todas as descobertas e não gostou nada da nova regulamentação na Califórnia. A porta-voz Diana Garza-Ciarlante disse à AP que eles aceitaram a redução do ingrediente “para que nossos produtos não estejam sujeitos à exigência de um aviso sem fundamento científico”.
Eles decidiram reduzir o 4-MEI na Califórnia e farão a mesma redução do ingrediente — mas não a eliminação — em todo o território americano.
A American Beverage Association defendeu a decisão da Coca-Cola e da Pepsi. Eles também repudiaram o estudo e a decisão do estado da Califórnia. Eles afirmam que tais estudos não mostram evidência clara de riscos à humanos.
Ok. Que eles fiquem se xingando. Mas se eu for ficar gordo, que seja com besteiras sem cancerígenos no meio. Se é que isso é possível, já que a essa altura do campeonato eu já acho que tudo é cancerígeno. [AP]
Imagem por foto4lizze/Creative Commons
Visto no Gizmodo

2 comentários:

  1. PoiZÉ...

    É por essas e outras que eu sou mais a minha cervejinha geladinha rss

    :)

    ResponderExcluir
  2. Tenho um blog que comecei agora pelo motivo do Google ter deletado meus seguidores, passei e vi seu blog e gostei,e quero deixar um convite: Gostava que fizesse parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino e Servo, retribuirei de seguida. Obrigado.

    ResponderExcluir