Entre uma cruz e uma ressurreição


por Zé Luís

Sábado. O baque ainda é anestésico.

Não há ânimo para pensar em o que fazer daqui para frente, ainda mais quando todas as fichas estavam postas no que criam ser o legítimo dono da Vida. E esse, inexplicavelmente, foi assassinado.

Tudo estava bem na quarta-feira, quando chegaram a Jerusalém, e o povo, com ramos, saudou-o como se cressem que ali estava realmente o Messias. Celebravam dando “aleluias”. Era o mesmo povo que logo depois gritava “crucifica!”.

Fugidos, apavorados, os famosos discípulos se escondiam, trancafiados na mesma sala onde horas antes, a última janta fora servida entre os seus.

Não há assunto, e nem vontade para que isso surja: apenas olhos inchados, e em todos a sensação de serem apenas ratos, escondidos, aguardando a chegada dos soldados, os próximos a serem presos e executados.

Tudo é expectativa, tudo já não faz sentido.

Um deles talvez quisesse realmente que o mundo desabasse logo, já que a culpa de ter negado o Mestre amado não o abandona. Um deles, que o vendeu, não resistiu ao peso e se entregou a forca, que se rompeu entregando seu corpo para ser rompido nas pedras de um precipício em queda, morrendo sem honra, em vergonha e sem sentido de existência.

Mas eram só pensamentos agora. Fantasmas que entravam sem porta, assombrando, infernizando, anestesiando.

Eles nem mesmo se entreolhavam naquele misto de desesperança e tristeza.

Ontem morre a vida, e hoje isso ainda permanece, como as coisas tem que ser, amargar a frustração dos sonhos desfeitos pela violência tão natural nos homens, a certeza virar fumaça evanescente diante da realidade da força do estado, da inveja, da religião.

Eles eram nada, de novo, e todo sonho de grandeza escoava na escuridão daquele ambiente carregado de opressão.

Mas por que a esperança não se apagava de vez? Qual o sentido da chama não ter se estinguido diante de tamanha tragédia?

Respostas dadas numa madrugada improvável de domingo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?