Um anônimo crente e seu vício pela cerveja


Não há como ser diferente: entre nós, crentes evangélicos, só é permitido confessar pecados dessa forma: anonimamente. Vide relato comentado por visitante do blog:

por um Anônimo

Olá Zé Luíz! Ou melhor, Paz do Senhor!

Também sou cristão, leio o seu blog já faz mais ou menos um ano e meio, apesar de nunca ter feito um comentário nele, tenho uma identificação muito forte com seu jeito de pensar com relação ao cristianismo e muitas coisas da vida. Provavelmente já passamos situações parecidas com santarrões e frequentadores assíduos de igrejas que se acham perfeitos demais para nos considerarem seus irmãos.

Mas tudo bem, isso já não é tão relevante, já que o meu maior inimigo sou eu mesmo. Tenho facilidade de aprendizagem e ensino da palavra de Deus, amante da leitura, adoro devorar livros teológicos e seculares, por este motivo sou sempre aproveitado nos lugares onde congrego como professor de escola dominical e ministrações em cultos de ensino. As coisas caminham bem por alguns meses, entre leitura da bíblia e orações diárias, (Práticas que por sinal realmente fazem a diferença) até que de uma hora para outra, entre uma decepção e outra, seja na igreja, seja na vida secular, a insatisfação começa a bater na porta, a oração vai e a leitura das escrituras começam a ser negligenciadas, assim como as outras atividades pertinentes ao ministério. E enfim, mais uma vez me vejo se entregando àquilo contra qual luto com sucesso quotidianamente quando estou com a minha vida espiritual sadia:

A cerveja, sim, é este o meu "calcanhar de aquiles", o "espinho na carne" o furo na canoa. Então perco o interesse pela vida eclesiástica, evito qualquer contato com irmãos, minha esposa fica com vergonha de ir á igreja porque não sabe o que dizer aos inúmeros questionamentos a meu respeito. As coisas começam a desandar no relacionamento familiar, porque é difícil para a minha esposa orar (eu entendo isso)e me ver lecionando em um púlpito, e de repente me ver tomando uma caixa de cerveja sozinho, em casa e também em bares. Não fico violento e nem vou atrás de mulheres, mas tenho que beber até ficar embriagado, de outra forma, não tem graça.

Em seis anos de conversão isso já aconteceu pelo menos umas 5 vezes, de modo que não consegui ficar um ano inteiro ainda sem vacilar. A história é cíclica,e sempre acontece assim:
Estou bem, servindo à Deus e de repente acontece como relatei acima, e as coisas vão ficando insuportáveis com minha esposa e meus pais, que moram na frente da minha casa. Então, em certo ponto, não aguentando a pressão, saio e passo a noite fora me envolvendo com drogas e depois volto, minha esposa me perdoa, eu volto para igreja, recomeço a caminhada,e por favor, acredite, recomeço de maneira sincera, procuro me entregar a Deus com profunda sinceridade E as coisas acontecem de maneira rápida, eu volto a minha vida ministerial com amor e dedicação (sim, amo o que faço) como se nunca tivesse caído e assim vai por alguns meses. Entendo se você pensar que nunca fui convertido, mas apenas convencido, mas gostaria que soubesse que talvez exista a possibilidade de não ser isso. Já tive profundas experiências com Deus e quando busco o busco procuro dar toda a minha sinceridade.

Essa é a verdadeira história, e os irmãos aqui da minha cidade não a conhecem como relatei acima pra você, claro que eles sabem de uma coisa ou outra, afinal, eu sumo da igreja nessa época e de vez em quando alguém vê alguma coisa. Mas não ouso contar nem para o meu pastor com medo de ser encostado em um canto, além do mais, muitas pessoas por aqui me jogariam no inferno por muito, mas muito menos. Diante do desgaste que esse vai e volta causa em minha família, na igreja, em mim mesmo, e eu acho que até em Deus, eu já pensei em jogar tudo para o alto e me entregar de vez á boêmia e as tabernas da vida. Minha esposa me disse que eu posso escolher, que nós podemos nos separar sem rancores se eu optar pela cerveja, porque ela não tolerará essa vida, nós nos conhecemos no mundão ela era desviada eu era consumidor inveterado de maconha e álcool e, esporadicamente, cocaína e nunca tinha sido cristão, então ela voltou, me converti e nos casamos. Apesar de ter sido usuário e a história sempre acabar da mesma fora, eu não tenho problemas com drogas: o problema é a cerveja, apesar dela ser a responsável por deslizadas esporádicas.
Tenho uma filha linda de 4 anos que foi fruto de uma cura divina, pois minha esposa não podia engravidar, perseverei em oração até que Deus teve compaixão e lhe abriu a madre. Voltei para a igreja na semana passada. Minha mulher está mais tranquila, meus pais estão felizes, eu estou feliz, estou de férias no meu serviço e passo o dia em casa orando e lendo(ler é meu hobby) a bíblia e outros livros. Sim, ainda posso dizer á minha mulher para ela seguir a vida dela, com a minha amada filha, e poupar ela de mais uma decepção. Afinal de contas,não peguei nojo da cerveja e apesar de saber que nos primeiros meses não há a menor possibilidade de vir a colocar um copo na boca eu vivo com a impressão de "deja vu".e isso me tortura dia e noite. E cá entre nós, Estou me sentindo a mosca do cocô do cavalo do bandido,o pior dos vermes da terra, o último dos homens,e pensei em parar com isso e me entregar de vez, ao mundo, pois não consigo me ver perdoado de novo e não suporto a ideia de, passado alguns meses, isso acontecer de novo. Mas daí um pequeno porém aparece, eu tenho absoluta certeza da realidade do Cristianismo e do poder de Deus em Cristo, seu filho. E tenho plena convicção que se eu fizer isso(me entregar ao mundo) estarei, sem sombra nenhuma de dúvida, fazendo a maior burrada da minha vida, e olha que eu já dei muita cabeçada. O próprio Deus deve estar mui decepcionado comigo e talvez não fosse uma má ideia ele colocar outra pessoa para cuidar da minha esposa e filha. Alguém com mais firmeza talvez. Mas ao mesmo tempo eu penso... para onde irei?

Tenho por certo que cada palavra da bíblia é inspirada por Deus e sendo assim é a mais pura verdade, e isso me retorce por dentro dia e noite. Mesmo quando estava na mesa de um bar isso já me incomodava. E estou condenado a viver com a síndrome de Pedro para o resto da minha vida caso decida assim. (João 6.68-69).Por outro lado, o fantasma da insegurança e de uma nova decepção me assombra caso permaneça no caminho. Me perdoe pelo longo desabafo neste espaço. E ah sim... a respeito da postagem, muito boa e coerente. E a propósito, pode acreditar,não é meu estilo ser crente café com leite mas dessa vez vou dizer que se quiser me citar em suas orações, não vou me importar de ser chamado de crente 6 horas...

Um abraço e Deus lhe abençoe!!!

Não consegui deixar de me emocionar com a solidão que esse irmão passa, ao viver seu drama ocultamente, sem que nenhum membro de sua comunidade saiba, evitando assim, sua chance de fazer parte entre os "escolhidos", podendo trabalhar pelo Reino, coisa que nos dá tanto prazer. O Cristo jamais abdicaria de um filho, mas nós, chamados cristãos protestantes, somos conhecidos pela prática do "fogo amigo", aquele acidente de batalha onde nossas próprias armas matam o companheiro de lutas, deixando-o abandonado, para apodrecer em seus erros n. meio da guerra.

O que seria a igreja se todos nós pudessemos falar abertamente das burradas que cometemos: muita coisa insignificante - que cremos ser irremediável - seria banida ali mesmo. Cada vez mais creio que essa "santidade" imposta nos comportamentos de fachada foi criada no inferno.

Comentários

  1. Com certeza é impossível não nos emocionarmos com esse relato tão íntimo pois todos nós caro anônimo temos nosso "calcanhar de aquiles", uns por cerveja outros por outra coisa, mas não temos como tapar o sol com a peneira e dizer q já somos incorruptíveis, isso só na Glória com Deus, pois aqui, ainda, mesmo já salvos e livres do pecado ainda somos pecadores q necessitamos constantemente das misericórdias divinas...

    É triste essa realidade de não podermos nos abrir com os também pecadores irmãos da igreja, pois pedras e mais pedras jogarão sobre nossa cabeça, gostaria de tbm poder falar das minhas fraquezas, tristezas, depressões q me assolam... inclusive como estou uma pela qual estou passando...

    Caro Anônimo, não desanime Deus está contigo...Que o Senhor possa confortar o seu coração e te dar forças para vencer as tentações...

    Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Zé, apz.

    peço a liberdade de sugerir um post (meu) ao irmão:

    Ah, esses constrangedores anti-heróis da Bíblia…

    http://wallysou.com/2010/01/22/serie-fundo-do-bau-ah-esses-constrangedores-anti-herois-da-biblia/

    gde abço, apz.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de dizer ao nosso irmão anônimo que ele não se sinta tão miserável assim, porque todos nós temos nosso calcanhar de aquiles, todos temos nossos defeitos, nossos pecados, uns mais visíveis, outros mais disfarçados, mas diante de Deus somos todos pecadores.

    Mesmo aqueles crentes que, se soubessem do seu problema te atirariam aos leões, esses também não são tão perfeitos quanto aparentam.

    Nunca se esqueça que o Senhor te chamou no ventre da sua mãe, Ele não se decepciona com você nem com ninguém porque nos conhece, sabe que somos pó, por isso mandou seu filho pra morrer por nós, porque sabe que sozinhos não conseguimos.

    Não desista da sua família nem do seu ministério, por que são bênçãos de Deus pra sua vida.

    Siga em frente, continue orando e buscando em Deus. Se vacilar de novo, se arrependa e prossiga para o alvo.

    Procure algum amigo crente de verdade, que seja confiável e com quem possa compartilhar seu drama e que possa te ajudar em oração.

    Nossa vida é e sempre será de luta, meu irmão. Não entregue os pontos nunca, pois Deus é contigo, nunca se esqueça disso.

    Ele te ama e acredita em você.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de dizer ao nosso irmão anônimo que ele não se sinta tão miserável assim, porque todos nós temos nosso calcanhar de aquiles, todos temos nossos defeitos, nossos pecados, uns mais visíveis, outros mais disfarçados, mas diante de Deus somos todos pecadores.

    Mesmo aqueles crentes que, se soubessem do seu problema te atirariam aos leões, esses também não são tão perfeitos quanto aparentam.

    Nunca se esqueça que o Senhor te chamou no ventre da sua mãe, Ele não se decepciona com você nem com ninguém porque nos conhece, sabe que somos pó, por isso mandou seu filho pra morrer por nós, porque sabe que sozinhos não conseguimos.

    Não desista da sua família nem do seu ministério, por que são bênçãos de Deus pra sua vida.

    Siga em frente, continue orando e buscando em Deus. Se vacilar de novo, se arrependa e prossiga para o alvo.

    Procure algum amigo crente de verdade, que seja confiável e com quem possa compartilhar seu drama e que possa te ajudar em oração.

    Nossa vida é e sempre será de luta, meu irmão. Não entregue os pontos nunca, pois Deus é contigo, nunca se esqueça disso.

    Ele te ama e acredita em você.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz do senhor!
    Gostaria de agradecer ao Zé Luiz,dono deste blog,e também a leitora Grácia Carolina, autora do comentário acima, pelas palavras de esperança e consolo que mui me serviram nesse momento peculiar da minha vida.É bom demais sentir o calor da compreensão e ternura de pessoas que eu nem conheço na vida terrena, mas que me propiciaram mais esperança e vida do que as pessoas que vejo quase todo dia na igreja.E reconheço com alegria que possuímos vínculos eternos naquele que nos amou primeiro e entregou a sua vida por nós. Estou realmente esperançoso que dessa vez será diferente,e também dizer algo que não mencionei no comentário anterior:A insatisfação não acontece da noite para o dia, ela vem entrando gradativamente e minando a resistência ao pecado.Mas vou procurar me precaver de modo a evitar a evolução do problema.No momento não posso oferecer-lhes nada em troca além das minhas orações.Grácia, você escreveu que está passando por aflições.Tenha a mesma certeza que Deus está contigo como você disse que está comigo. Orando no meu quarto,motivado pelas suas palavras e as do Zé Luiz, pude sentir, em meio a muitas lágrimas, o reconfortante amor de Deus, algo que não sentia já á algum tempo. Vou lhe prescrever o mesmo remédio. Salmo 70.5.
    Zé Luiz,Li o post "Risco imediato e eminente" o que posso dizer é:Você vai ter que se acostumar, sim parecem palvras desprovida de sensibilidade e talvez até sejam, porém, é a mais pura verdade. É o preço que você vai ter que pagar para o resto da vida por optar em não ser o protótipo estereotipado que é o produto de consumo preferido da sociedade legalista e amante de opiniões feitas nos microondas da demagogia e hipocrisia.Parabéns meu amigo, você é livre.continue nessa força, é evidente que você é precioso aos olhos do Senhor! (I Samuel 16.7)
    Deus vos abençoe abundantemente!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog e por publicar esse e-mail, que com certeza nos fará refletir sobre o que vem acontecendo em nossas igrejas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Salmo 70.5 Eu sou pobre e necessitado; ó Deus, apressa-te em valer-me, pois tu és o meu amparo e o meu libertador. SENHOR, não te detenhas!

    Li este Salmo dia desse... e como sou pobre e necessitada... e com certeza somente tenho o Senhor como amparo e libertador... Obrigada "anônimo" pelas palavras...

    Ah trocando figurinha, rs, outro dia, ou melhor mais um dia q nem sabia como orar Deus me impeliu a ler Salmo 25 em especial do versículo 15 ao 22...

    Deus te abençoe irmão!

    ResponderExcluir
  8. Irmã Luciene Pimentel e ao "Desafiando limites vencendo barreiras"! Quando escrevi o último comentário agradecendo o Zé luiz e a Grácia não estava postado o comentário de vocês!
    Gostaria de agradecer da mesma forma que agradeci a eles.A internet para mim sempre foi para ler uma coisa ou outra e somente isso. Nunca imaginei que um dia acharia refúgio e refrigério de pessoas que nem sequer conheço.Fica aqui a minha gratidão á Deus por mais essa oportunidade e aos meus irmãos em Cristo que me fizeram sentir tão terno amor que só pode ser encontrado em Cristo Jesus.
    Obrigado e desejo ardentemente em meu coração que vençamos a batalha aqui e eu possa dar um abraço apertado em cada um de vocês no mundo vindouro que Deus preparou para os que o amam!
    Graça e paz de Deus a todos

    ResponderExcluir
  9. Caro irmão em Cristo. Eu estava prestes a chutar o balde como vc... E acabei encontrando um irmão com os mesmos problemas que os meus. Descobrimos juntos que Deus nos amava demais, e que esses problemas já foram solucionados na cruz. Deus sempre estará pronto a te perdoar... sempre!!!

    Gostaria de deixar um link de uma música, que eu e esse amigo compomos. Escute e que Deus possa falar ao seu coração. Um grande abraço!!!

    http://www.garagemmp3.com.br/ministerio-glorifica/leva-me

    ResponderExcluir
  10. Oi, anônimo.

    Tomei a liberdade de levar seu testemunho para outro site, onde sou articulista, e lá, mais pessoas foram edificadas e se identificaram com seu drama.

    Obrigado.

    http://www.genizahvirtual.com/2012/08/um-crente-anonimo-e-seu-vicio-pela.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?