Quem somos em relação a vida?


Certamente, você já encontrou alguém que sente-se O melhor, maior, mais belo, inteligente, poderoso... Pegando carona no vídeo do Prof. Mario Cortella, resolvi ilustrar melhor quem somos.


Tá vendo eu ali? Do lado do de capa azul? Acho que ele é gay... ou crente...não sei ao certo...


É bom frisar: falamos desse instante da existência: não de 50 anos para trás, quando a maioria desta geração ainda não existia, ou de 50 anos para frente, quando provavelmente, não estaremos mais aqui...pelo menos não gozando de pleno vigor físico como hoje.




Uma proporção para entender bem as proporções: se o Sol fosse do diâmetro das traves de um gol de futebol de campo, o planeta Terra seria do tamanho de uma laranja.


Sim: nosso Sol é uma minuscula e pequena estrela em relação às outras.


E aqui,  uma noção mais clara (e desatualizada, já que Antares já não é mais uma das maiores estrelas catalogadas pela NASA entre os 250 milhões delas em cada Galáxia)...

Ah sim... milhares de bilhares de galáxias podem ser comprovadas daqui, de nosso grande mundo. Qual nosso "ranking" no quadro de medalhas estelar? Eis aí uma foto da Via Láctea:

Eu to ali, ó! Do lado do careca, dando "tchauzinho".
Ainda não deu? Uma galáxia vizinha, um pouco maior que a nossa: Andrômeda, bem espaçosa e de frente para o mar? Sei que segundos dados, essa galáxia está a 2,5 milhões de anos luz daqui. Como no espaço a luz se propaga mais rápido, calculemos que esta viaje a 300 mil quilômetros por SEGUNDO, precisaremos de um carro meio rápido para fazer o percurso ( a luz do sol, nessa velocidade, demora 8 minutos para chegar na Terra) e chegar, nessa velocidade, daqui a 2.500.000 anos.

Sendo assim, o que vemos agora nos céus são imagens de anos atrás. A luz do sol que vemos agora, saiu fazem oito minutos de lá, as imagens vistas agora de Andrômeda são luzes emitidas há mais de dois milhões de anos atrás.

Algum planeta por aí. com uma boa luneta, pode estar nos vendo a milhares de anos atrás, no dia em que esse planeta foi formado.


Mas você não precisa se ater a apenas essa ou aquela pequena conjunção de estrelas de 2 galáxias com seus bilhões de estrelas. Faremos assim: mais algumas opções para você não se sentir pressionado a pensar que não tem opções.


E você achando que a possibilidade de vida só surgiu aqui.

Portanto: quem você pensa que é mesmo?

Como já dizia um pregador crente desses que tem por aí: "o milho do cocô do cavalo do bandido..."



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?