Inapto ou fora de contexto?

por Zé Luís

Fazia tempo que não ouvia falar do Felipe e seus estudos. Quando sua mãe comentou há tempos, havia preocupação no seu tom de voz: ele notificou-a que trancaria a matrícula, e já não se manteria no curso que escolhera: análise de sistemas, uma das escolhas mais populares entre os que completam o ensino médio nesse momento, já que está relacionado a área de informática e tudo que orbita a esse respeito (e nesses dias, a maioria está ligada a rede social de alguma forma).

O problema é que, de repente, ele se deparou com sua total inaptidão com as matérias proposta: notas baixas, a diferença abismal de compreensão com outros colegas que já trabalhavam na área, o que tornava a troca de informações, devido a primariedade de seus conhecimentos, inteligível. O assunto era “chato”, e sendo assim, o interesse cada vez menor.

Ele se tornara um mau aluno, um “burro” entre os seus.

-Como vai seu filho, Mara? Como vão os estudos? - perguntei, enquanto dirigia do trabalho para casa. Mara é colega de empresa e nos acompanha de carona.
-Faltam dois anos para meu bebê terminar a faculdade. Aluno exemplar! Só notas altas, “fi”! Tá pensando o que? - e riu-se.
-Caramba! Legal! Mas como ele conseguiu assimilar as matérias relacionadas à computação? Que revira-volta! É o tipo de assunto que só quem realmente gosta, entende.
-Mas ele não voltou para Análise de Sistemas O “Fê” foi fazer propaganda e marketing, e está se superando... Alguém pode dizer que ele perdeu aqueles meses que fez informática, mas a escolha foi certeira dessa vez!

Na Bíblia, Paulo compara o grupo reunido chamado “igreja” a um corpo, e o mesmo tende a ter suas partes distintas e só produtivas quando cada membro se encontra e aceita sua função dentro do que chamamos “Reino”.

É impressionante como alguém com plena noção de suas capacidades é capaz de alcançar quando devidamente encaixado em sua posição, e isso não se restringe apenas a posições eclesiásticas e/ou religiosas (por isso usei Felipe como exemplo).

Estou consciente que a maioria de nossas escolhas para a vida toda é feita numa época onde não temos maturidade suficiente para compreender a dimensão das consequências: nos guiamos com um punhado de dados, sonhos, embalos, e muitas vezes ignorando talentos e tentando se encaixar no meio social onde estamos inseridos, buscando fazer o que todos estão fazendo,

Voltando o exemplo paulino sobre corpo: um organismo renderia muito mais quando tem olhos, mãos, pernas, distribuídos de uma forma a não parecer um “Frankenstein”. Agora, pense em um olho que não se aceita e teima em ser aparelho auditivo: ele não tem tímpano, mas cisma em usar suas pupilas -sem sucesso – para conseguir captar emissões sonoras. Pense em um nariz que sonhou em ser perna, sonhando em saltar e correr. Esse membro simplesmente viverá frustrado, sem fazer aquilo no que é único: definir odores.

Um corpo com dez pernas e nenhum olho anda atrapalhadamente – se andar -e não sabe para onde. Muitas bocas mas nenhum braço capaz de executar comandos.

Felipe, numa atitude corajosa e equilibrada, recomeçou. Isso é raro. A maioria abraça seu rótulo de incapaz, crendo realmente não ser apto para nada, sem se dar ao trabalho de olhar para dentro de si mesmo, e perceber que há pelo menos uma capacidade natural que poderia mudar o rumo de sua vida.

É um exercício de aceitação, e auto-conhecimento, tarefa nem sempre muito agradável.

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo” - ordena Paulo.

Comentários

  1. Zé, obrigado por seus textos. Há anos que leio seu blog. Sempre foram muitíssimo úteis em minha caminhada de fé. Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leonan.

    Obrigado pela paciência por acompanhar as postagens.

    Jeremias procura "trazer a memória aquilo que nos traz esperança".

    Guardarei seu comentário como algo que me faça continuar quando o desânimo vier me assolar.

    Obrigado.

    Zé.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?