Marcos 5: Um ótimo ambiente para demônios.

por Zé Luís

-Por favor – insistia Legião – Permita que fiquemos nessa região! Nem que seja numa manada de porcos? Aquela ali!

A enxurrada de palavras saia do arrebentado homem nu, como se milhares de vozes coabitassem aquele corpo. Diante da autorização do homem-Deus, o ex-possesso sentou-se e recuperou a humanidade, enquanto a manada de porcos enlouqueceu, correndo para o penhasco e se afogando no mar que os engoliu, quando despencaram penhasco abaixo.

Logo, os que viam aquilo, espalharam a notícia. Vieram e encontraram um homem, e não mais um produto do inferno. O que estava nele saiu e destruiu bichos que iam ao abate.

-O senhor poderia se retirar? Por favor?

Esse foi o pedido do povo diante do milagre de Deus. Que Jesus saia de entre nós e a ordem natural das coisas "daqui" seja restabelecida.

O milagre representava prejuízo. Aquele povo calculava e sabia que os custos de uma vida salva eram altos demais. Eles não poderiam botar sua economia local em risco, e a manutenção de sua prosperidade mantinha muito mais gente bem do que libertar os esporádicos endemoniados da região.

“Tudo tem seu preço” – dizem os habitantes de Gadaria – “e é nessa planilha que medimos custos, o lucrativo, a perda aceitável, e o que nos possibilita prósperos dividendos. Não pense que não reconhecemos os milagres, a anomalia que desequilibra nossas projeções sobre os investimentos a curto, médio e longo prazo. Por isso é que insistimos: Sai de nosso meio, Deus. Nossa Torre de Babel já nos leva até um paraíso aceitável sem que seja necessária a sua intervenção...”

Eis a motivação dos diabos e o desespero na eminente expulsão de sua casa humana: coabitar em uma sociedade onde tudo tem seu preço é algo sempre vantajoso para o inferno. Logo encontrariam alguém propenso a ouvir suas propostas lucrativas:

-Não tem o que vender? Venda o corpo. Simples.
-Eu sei o que seu inimigo pensa. Eu posso te revelar tudo.
-Certeza. Pode confiar: ninguém saberá de sua “jogada”...
-Faça isso, ganhe aquilo...
-Ganhe, ganhe, ganhe e seja maior que seu semelhante...
-Se comeres do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal serás como Deus.

Tantas frases de efeito poderão te encantar. Tantas promessas de sucesso futuro, e quando você menos espera, os colaterais, os gadarenos endemoniados surgem, para fazer parte de uma sociedade perversa, que mede o peso entre homens e porcos, e os porcos são mais valorizados.

Esses seres estão por aí, dormindo debaixo das marquises e toldos, usando crack ou pinga barata, comendo resto de comida achada no lixo, vivendo da venda de papelão, latinha, garrafa, do troco arrecadado no farol, dizendo que é para comer. As vezes é verdade... Eles não tem dentes bons (as vezes, nem dentes tem), por falta de opção, pode ser que defequem e urinem nas roupas, e não as lavam (lembrando: eles não tem banheiro nem lavanderia). Centenas de zumbis viciados e desvalidos, perambulando pela vida, para sumirem em breve, como nunca tivesse existido.

Eles não acreditam mais no amor.

Mas e daí? É só um efeito colateral e aceitável em uma sociedade gadarena lucrativa em que eles (não nós! Jamais!) vivem e se refestelam. De Gadaria, pode-se ouvir ainda agora, entre brindes de champanhe e costeletas na brasa:

“-Saia daqui Deus, não queremos correr o risco de ter prejuízo ao cuidar de nossos desgraçados irmãos! Em algum lugar eles coabitam conosco. Isso deve ser suficiente...”

Comentários

  1. e nos crentes metidos nessa febre consumista sem ligarmos pros nossos irmãos. queria ver se na igreja a gente ao invés de paozinho com refreso de uva a gente tivesse que trazer algo, segundo as nossas posses. será que o irmao que nada pudesse trazer iria se sentir a vontade pra comer? ou talvez nem viesse? somos um vexame como igreja.

    ResponderExcluir
  2. Aiii...

    Que tapa na minha cara...

    Tapa necessário...

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?