30 de outubro de 2013

Off-topic: Perfumes importados e seus similares nacionais


Sei que o assunto não tem nada haver com o blog, mas para quem não sabe, sou "meio" viciado em perfumes, e a matéria abaixo visto no Perfumístico dá boas dicas sobre "equivalências" dos perfumes importados com os feitos aqui pelo Boticário, Água de Cheiro e outros.

Não conheço todos, mas são dicas excelentes: se você quer comprar aquele Drakkar importado, o Styletto atende, assim como Egeo Dolce se assemelha ao Fantasy, de Britney Spears. 

Eu, particularmente, sempre importo no Fragrancex, site americano, que tem preços bem em conta (mesmo se a Receita taxar nos 60%), uma variedade excelente e nunca deixou de entregar (apesar da necessidade de entender bem o que o site propõe e nosso Correio ser horrível para o quesito "importação" em diversos casos. (caso queira comparar preços de importados, clique no banner abaixo)


Por Raphaela Perin

Se você já comprou um perfume que copia a fragrância de um importado, sabe que não é um bom negócio. Essas imitações não possuem a mesma durabilidade nem aroma e quem sai perdendo é você. Agora, existem muitos perfumes similares aos importados. O cheiro não é exatamente igual, mas eles são ótimos para o dia a dia e você não precisa comprar um produto pirateado (que é ilegal e ainda prejudica a economia).
Mas como saber escolher qual é o perfume similar mais adequado e a qual importado ele corresponde? Bom, existe uma lista enorme de produtos que ajudam nesse reconhecimento e a grande vantagem é que você paga bem menos do que se fosse comprar um importado. Então, se você quer conhecer opções de perfumes nacionais bons que têm fragrâncias parecidas a perfumes importados, basta continuar lendo este post. Com certeza você não vai se arrepender.

Perfumes Nacionais x Importados

Antigamente era inquestionável que os perfumes importados eram melhores. Ainda havia poucas empresas de cosmético no Brasil e as que se encontravam em território nacional costumavam ter baixa qualidade. De uns anos para cá essa realidade mudou e muitas pessoas estão preferindo usar produtos nacionais porque acreditam que o custo-benefício é melhor. Mas será que os perfumes também melhoraram e vale a pena investir?

Na verdade, a realidade dos cosméticos é diferente, mas não dá para dizer que os importados têm qualidade superior aos nacionais. É verdade que os nacionais costumam ser mais “fracos”, até mesmo porque o Brasil é um país tropical, no qual perfumes muito fortes não caem muito bem (a não ser em eventos noturnos). Mas essa característica não é sinônimo de baixa qualidade. Por isso, na hora de escolher o seu perfume, o mais indicado é verificar o que você pretende, em que momentos quer usar o perfume e qual o dinheiro que você tem para gastar.

Neste sentido, pode ser uma boa ideia ter um perfume nacional para o dia a dia e um importado para ocasiões especiais. Porém é interessante observar que, com as promoções feitas especialmente na internet, é possível comprar perfumes importados a preço de nacional. É claro que não costumam ser fragrâncias de grifes famosas, mas pode ser uma boa pedida.

Se depois de você considerar todos os fatores chegou à conclusão que não vale a pena investir num importado, você ainda tem a opção de escolher um perfume nacional que imita um importado. Várias marcas conhecidas, como Natura, O Boticário, Água de Cheiro, etc, criaram perfumes com fragrância parecidas a clássicos importados e, neste caso, o valor do nacional realmente compensa.

Lista De Similares

Existe uma lista enorme de perfumes nacionais que são similares aos importados. No entanto, há algumas fragrâncias que são reconhecidas por todos. Se é isto que você busca, confira na lista a seguir qual é o similar do perfume importado que você procura:

O Boticário:
- Capricho é similar ao Amor Amor, da Cacharel;
- Annete Forever tem fragrância parecida com o Anaïs Anaïs, da Cacharel;
- O Glamour tem fragrância parecida com o Armani Mania, de Giorgio Armani;
- Já o Portinari imita o Bvlgari Black, da Bvlgari;
- Outro perfume de O Boticário que imita um da Bvlgari é o Linda, que é muito parecido com o Bvlgari Femme;
- O Floratta in Blue tem fragrância parecida com o CK Be, da Calvin Klein;
- Já o Insensatez é parecido com o CK One, da Calvin Klein;
- Oopss!, de O Boticário, é parecido com o Classique, de Jean Paul Gaultier;
- O Rhea é similar ao Coco Mademoiselle, da Chanel;
- O Lights é muito parecido com o Contradiction, da Calvin Klein;
- Um masculino, o Quasar, é imitação do Cool Water Masculino, da Davidoff;
- Já o Egeo Feminino é similar ao Deep Red, de Hugo Boss;
- O Uomini imita o Dolce & Gabbana Masculino;
- O Styletto tem fragrância parecida com o Drakkar Noir, de Guy Laroche;
- O Crazy Feelings é parecido com o Dune, da Dior;
- Floratta in Rose tem aroma similar ao Echo Woman, da Davidoff;
- O Dreams é parecido com o Eternity, da Calvin Klein;
- O Sophie, por sua vez, é parecido com o Façonnable Femme, da Façonnable;
- O Egeo Dolce imita o Fantasy, da Briney Spears;
- O Tarsila tem aroma próximo ao J’Adore, da Dior;
- Já o Myriad Blanc imita o Kenzo Amour, da Kenzo;
- Ma Chérie Star é idêntico ao Rouge Royal, da Marina de Bourbon;
- O Femme.com é próximo ao Romance, da Ralph Lauren;
- O Royalty tem aroma similar ao Sicily, da Dolce & Gabbana;
- O Ma Chérie e o Carpe Diem imitam o Tommy Girl, de Tommy Hilfiger;
- E o Floratta in Gold é similar ao Trésor, da Lancôme.

Água de Cheiro:
- O Poema imita o Carolina, de Carolina Herrera;
- O Duna imita o Amarige, da Givenchy;
- O Relic tem aroma próximo tanto ao Ange quanto ao Demón, ambos da Givenchy;
- O Sofist é idêntico ao Anaïs Anaïs, da Cacharel;
- Obelisk tem fragrância próxima ao Eternity, da Calvin Klein;
- E o Eternus tem fragrância parecida com o Very Irresistible, da Givenchy.

Ulrich de Varens:
- Miss Varens imita o Angel, de Thierry Mügler;
- E o Love By é parecido com o Amor Amor, de Cacharel.