Pedro e a visão dos animais imundos: Atos 10 em uma visão alternativa atual

carne de cavalo: animal imundo para judeu

"E durante a oração, Pedro teve uma visão. Era meio-dia e o calor estava forte.

Enquanto orava aconteceu: um estranho cardápio, embrulhado em um lençol, descia do céu para que o apóstolo de descendência judaica se alimentasse:
- Pedro - dizia a voz  - sacrifica e come.
- Cavalo? Jumento? Cobra? Pardal? Comer isso? De jeito nenhum! Jamais comeria dessas coisas imundas!
- Nada que tenha procedência aqui do céu pode ser classificado imundo, Pedro.

O diálogo se repetiu por três vezes na visão e após isso, Pedro ficou ali, meditando sobre o ocorrido e o que isso significava. 

Foi quando bateram a sua porta. Eram os empregados de um estrangeiro de nome Cornélio a porta. Queriam que o discípulo os acompanhasse até a casa de seu patrão para falar do Deus que ele conheceu.

Pedro entrou, e trouxe um pequeno papel com um link. Entregou nas mãos dos empregados e os despediu. Cornélio deveria acessar aquele site: era um vídeo no Youtube da igreja primitiva.

Assim Cornélio o fez. 

O vídeo era de um desconhecido protestante judeu e tinha no título da sua página, sua estranha declaração cristã de fé. Ninguém, grego, romano ou judeu conhecia aquele cidadão que não fosse dali. Apenas os que acessavam aquele canal do Youtube de 33 d.C.

Ele defendia que um estrangeiro romano não podia ser cristão. Não um discípulo genuíno:  Eles - os do grupo de Cornélio -  eram ligados a Roma, a grande inimiga e opressora do povo judeu e portanto, Jesus jamais seria com quem fosse fruto daquela nação opressora. 

Pelo menos era isso que o ilustre anônimo defendia e para aquele "Pedro" de nossa historia herética, o argumento tosco daquele rapaz cabia exatamente no que ele pensava e por isso, apesar da visão do terraço, Pedro deu o recado que queria ao estrangeiro que tentava ser salvo por nosso Salvador: "você não, Cornélio. Você defende coisas que eu desprezo".

Hoje, através de uma rede social, um leitor alegava que a mensagem deum determinado pregador não podia ser considerada, por ser este pastor um militante do partido "incorreto" e para justificar tal posição, me enviou um link de um sujeito cheio de opiniões sobre tudo. O cara é um daqueles que vive da audiência que consegue falando mal de quem está em alta na opinião pública. 

Fala mal de tudo e todos. Saiu de sua cartilha imaginária ou do que ele pensa ser o certo, ele crítica, zomba, ridiculariza mesmo. Até o momento, possui pouco mais de cinquenta mil seguidores mas esse número de pessoas aplaudindo incentivam-no a continuar a fazer as críticas dos que estão em evidência no meio. É uma forma barata de conseguir pessoas interessadas em seu trabalho.

"Tem alguém falando mal daquela pessoa?" - perguntou o internauta ao Google, obtendo como resposta esse canal. "Deve servir...".

Muita coisa mudou nos últimos anos e creio que esse método de projeção para captar audiência cairá em desuso em breve. É muito mais fácil atacar o erro alheio do que projetar o próprio talento, mas quando todos começarem a usar a metodologia e criticar por criticar, descobrirão que qualquer um é capaz de zombar do trabalho alheio e sentir ódio a revelia.

A propósito: Pedro, que realmente não era muito dado a ter relações simpaticas com estrangeiros - acompanhou os moços até a casa de Cornélio e reconheceu que o Deus de Israel agora era Deus da raça humana, independente de nacionalidade, cor, classe social, dieta alimentar, partido ou coisa humana que fosse. A visão mostrava que o que Deus escolhe não pode ser considerado imundo, por mais que os costumes anteriores, certos e puros, digam o oposto.

Por Zé Luís

Comentários

  1. porem ele falam de nos como pessoas fracas, nao somos obrigados a ser forte, ou idiotas de ir em igrejas mentirosas, perdemos o rumo das igrejas, achamos o caminho de jesus

    ResponderExcluir
  2. Neste mundo cristão são usadas várias expressões que são antibíblicas. Uma das expressões é se referir a igreja como o lugar de reunião, ou o nome de uma instituição religiosa, e não ao povo de Deus. Todas as vezes que encontramos a palavra "Igreja" nas Escrituras ela se refere ao povo de Deus, e não a um lugar físico ou como também muito usada para denominar uma instituição.


    Outra palavra é esta "desigrejado". Nós podemos pertencer a um rol de membro de qualquer instituição que chamam de 'igreja'. Entrar para o rol, sair depois de um tempo, e passar a ser de outra instituição. Ser excluído e aceito em outra, mas deixar de ser um membro do Corpo de Cristo, que é a Igreja do Deus vivo, ninguém pode.


    Se você é um verdadeiro filho de Deus, nascido de novo ou regenerado, você foi batizado pelo Espírito e junto com outros forma o Corpo Espiritual do Senhor Jesus (I Cor. 12.12-15). Você já chegou à cidade de Deus, à Sião Celestial, à igreja do Deus vivo. Seu nome está arrolado nos céus, e ninguém pode te excluir desse rol e nem desta Igreja dos primogênitos inscritos nos céus (Heb. 12.22-24).


    Você pode não pertencer a uma instituição religiosa, e viver de forma livre com outros irmãos, se reunindo em casas ou coisa parecida, mas nunca será um desigrejado. Você pertencerá a Igreja do Senhor Jesus, e onde estiverem dois ou três reunidos em seu Nome, ali Ele estará no meio deles como Cabeça, como provedor, cuidando e nutrindo o Corpo.


    No reino, ou no novo céu e nova terra não haverá igrejas denominacionais, nem membros denominacionais, mas somente filhos de Deus, que pertencem a uma única e gloriosa igreja: a de Jesus Cristo, chamada de sua esposa. E não haverá nem um que seja desigrejado desta. Se for não estará lá.

    ResponderExcluir
  3. Alguns como você encontram este caminho, mas muitos, por temor (medo humano) ou opressão, ainda não conhecem a Palavra que diz: "Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.
    Não vos façais escravos de homens". Oremos por estes para que tenham no Espírito a liberdade que Ele mesmo é, porque aonde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
    Mas também vemos que muitos que se tornaram libertos desse jugo, tomaram a capa da malícia como uma falsa liberdade. A liberdade tem que ser com revelação clara, e com responsabilidade, porque não havendo visão o povo se corrompe. Saudações em Cristo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?