Aversão por Teologia

por Zé Luís

Não é raro conversar com algumas pessoas e ouvir delas sua aversão por Teologia.

Gente sincera em sua fé, que gosta de uma boa pregação, que passa bons momentos de leitura diante da bíblia, e tem sede de conhecer os pormenores descritos naqueles escritos.

Percebo que eles amam quando alguém detalha algo da época, que explica o porque do comportamento de determinado personagem , assim como guarda cada detalhe línguístico que lhe revelam um sentido mais profundo do que o captado nas traduções ainda não revistas. Um exemplo:

“O Senhor é meu pastor, de nada sinto falta...” é a tradução correta da primeira frase do Salmo 23, o que dá muito mais sentido ao salmista: Se tenho Deus como liderança em minha alma, como poderia sentir falta de algo, antes que ele me supra?

No sentido mais conhecido, o “nada me faltará” implica que jamais existirão carências ou dramas em minha vida, o que contrariaria a declaração do Messias, que diz que “neste mundo terei aflições...”

Se você se sentiu edificado com o exemplo acima, tenho uma noticia terrível: Você gosta de Teologia, que nada mais é que “estudo sobre Deus”. Talvez não goste dos teólogos. Seria mais compreensível, Jesus não gostava de alguns também.

Não estou dizendo que o homem que se tornou mestre nisto seja mal, mas o esteriótipo do ser superior e inquestionável é o que se abomina.

Gandhi dizia que o que tornava o Cristianismo ruim eram os cristãos. Isso não significa que Jesus nos torna ruins, mas o desejo luciferiano de ser mais que os outros nos torna insuportáveis.

Quem nunca se irritou com alguém que tem todas as respostas sobre assuntos que não tem definição?

Discussões sobre Calvinistas e Arminianistas, Pré, meso e pós milenistas, pentecostais e históricos, Se estaremos em sono, aniquilacionismo ou andando pelo Céu, e tantas outras coisas que em nada ajudam.

Não é incomum vermos personagens bíblicos jogando questões insolúveis entre grupos de estudos rivais: Fariseus e Saduceus, que tinham um objetivo comum de abafar as ideias de Cristo se dividiram quando foi lhe questionado sobre a ressurreição, a ponto de esquecerem o foco de sua questão.

Assim são muito destes teólogos: estudaram muito para poder debater com seus iguais, e mostrar aos que anseiam entender melhor o Reino como eles são superiores e inquestionáveis. Esqueceram da vocação que lhes impulsionou até ali.

Uma boa forma de saber se sua Teologia está surtindo um efeito benigno é verificar se o que explica é inteligível às crianças e adolescentes.

Jesus conseguia...

Comentários

  1. PoiZÉ,

    Você definiu em poucas palavras tudo que está ocorrendo há décadas nesse meio dito cristão, atualmente com forte repercussão na "blogosfera". É algo cansativo e vão...:(

    Eu sei bem o quanto essa sapiência toda soa antipático, pois gerou em mim uma aversão tão grande que a coisa que eu tinha mais PAVOR de ser chamada era de "crente" e tinha vergonha de dizer que tinha parente que havia "se tornado crente".

    E seu último parágrafo fecha com chave de ouro. Afinal, vida com Jesus é simples.

    Gostei e vou copiar.:P

    R.

    ResponderExcluir
  2. Zé, gostei do título do livro do Snopy. Boff diz que a priori, nenhuma teoologia é possível, visto que Deus não é um objeto que possa ser "estudado".

    Eu concordo com ele. Estudei teologia por 4 anos e agora percebo que estudar teologia só deveria servir para uma coisa: Para que a gente perceba que nenhuma teologia é definitiva. Nenhuma é absoluta.

    Por isso, não gosto dos teólogos absolutistas. Aqueles que dizem que a sua teologia é a única possível.

    A Bíblia é um livro escritos por homens sobre Deus é não o oposto, logo, tudo que podemos estudar é como os homens da bíblia entenderam Deus.

    é claro que essa compreensão não é aceita pelo fundamentalismo cristão, e eles tem o direito de pensarem que foi o próprio Deus quem ditou as palavras da Bíblia.

    Mas para mim, isso não faz nenhum sentido.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Zéhhhhhh

    Adorei o texto!
    Como vc conseguiu articular tudo o que gostaria de dizer sobre teologia.


    Parabéns ... vou divulgar seu texto por e-mail ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?