O Rétété não teve origem nas igrejas Pentecostais


Diferente do que muitos pensam, o RÉTÉTÉ (ou "sapatinho de fogo" em alguns estados brasileiros) não é uma característica proveniente do pentecostalismo. 

O movimento surgiu paralelamente ao movimento pentecostal.
 "Em 1923. Gunnar Vingren, um dos maiores fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, fora informado de que certo movimento pentecostal começava a alastrar-se por Santa Catarina. Sem perda de tempo Vingren deixou Belém do Pará, berço do pentecostalismo brasileiro, e embarcou para o Sul. No endereço indicado, veio ele a constatar: 'Não se tratava de pentecostes, mas feitiçaria e baixo espiritismo."*
O movimento nos moldes do RÉTÉTÉ não teve origem brasileira, mas estrangeira, embora o rótulo adotado só seja conhecido no Brasil. O seu nome original é "unção de Toronto", referente ao local onde acontecia a prática ESOTÉRICA da Igreja Comunhão da Videira do Aeroporto de Toronto - Canadá, uma das igrejas que mais deram notoriedade ao movimento a partir de 1994:

"Ao contrário das demais igrejas pentecostais, que buscam preservar a ortodoxia doutrinária, a igreja do Aeroporto... granjeou surpreendente notoriedade em virtude das manifestações que ocorriam em seus cultos. Dizendo-se cheios do Espírito, os frequentadores dessa igreja começaram a manifestar-se de maneira estranha e até mesmo exótica. Em dado momento, todos punham-se a rir de maneira incontrolável, alguns chegavam a rolar pelo chão. Justificando esse bizarro comportamento, alegavam tratar-se de "gargalhada santa". Outros iam mais longe: não se limitavam ao som estrepitoso dos risos; saíam urrando como se fossem leões, carneiros, ou bradando como guerreiros, fora os que caíam no Espírito".*
*Revista DEFESA DA FÉ -  edição especial,  página 115

Hoje, diversas igrejas intituladas "Assembléia de Deus" ou de segmentos "pentecostais" se envolveram com esse tipo de comportamento, anarquizando o já tão fragilizado movimento carismático pentecostal. 

A frase "SOLA SCRIPTURA" dos reformadores, raiz do movimento evangélico que defendia o abandono dos ritos e costumes que estavam fora da Palavra, fica comprometido diante de tantas experiências pessoais que são postas igual e até acima ou no lugar das Escrituras.

A RAIZ DO PROBLEMA DOS MODISMOS

A outra problemática dos modismos do tipo Rétété é o mau uso da aplicação pessoal das Escrituras. O que é aplicação pessoal das Escrituras? 

É o ato de se trazer um texto bíblico para sua vida, onde não há problema algum. 

Só que hoje os atuais locais -ditos - pentecostais extrapolam nas formas interpretativas, onde Deus lhe fala pessoalmente no texto, transformando em regra ou doutrina aquilo que nem o autor do texto bíblico quis dizer, causando isolamento e total descontextualização, causando distorções e oferecendo uma promessa biblíca que jamais ocorrerá. Abaixo, um exemplo de bom uso de aplicação pessoal:
Você está triste e abatido, mas lendo as Escrituras se depara com o seguinte dizer: 
"Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel". (Is.41.10). 
Então, Deus lhe fala ao coração, embora o texto se refira à nação de Israel (v.8) o leitor bíblico aplica essa palavra a sua vida e não terá problema algum, já que aplicou o texto para si, mas não criou um isolamento total do trecho, não desprezando seu contexto, já que pois como Israel passou por tristeza e abatimento, o Cristão passa. Dessa forma, poderá até usá-lo para outras pessoas que estiverem tristes e abatidas.

Vejamos um exemplo de mau uso da aplicação pessoal:
"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes". (Jr.33.3). 
Nesse momento, o leitor desprovido da capacidade de interpretar ou texto ou apenas malicioso (não sei, Deus o sabe) toma essa palavra para ele e se coloca como portador da revelação. E que orando e buscando a Deus "coisas grandes e ocultas" lhe será revelará especialmente pelo Senhor. 

Por isso surgem cada vez mais pseudo-gurus espirituais, anunciando o fim dos tempos, entre outras interpretações estapafúrdias que jamais ocorrem.

Menos meu filho, menos! O grande problema do mau uso da aplicação pessoal das Escrituras está entre a cadeira e a Bíblia - o ser humano soberbo, narcisista e egoísta que pensa ser grande coisa.

Deus fala para um cristão pela Escritura de forma pessoal. Porém, a partir do momento que esse discípulo leva a forma pessoal que o texto lhe falou, saindo totalmente do contexto e faz dele regra ou doutrina, já não é mais Palavra de Deus. 

O Pastor Raimundo de Oliveira, autor do livro "Seitas e Heresias", já dizia: 
"As palavras de Deus interpretadas no sentido em que Deus as disse, são palavras de Deus, mas interpretadas no sentido que nós queremos, não são palavras de Deus, antes podem ser palavras do Diabo". 
A Bíblia nos ensina: "sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação". (2Pe.1.20).

Baseados em informações vistas no Sob Graça

Comentários

  1. O.problema é que todos inclusive os " estudiosos da Biblia " querem ter a única razão e todas as outras são inverdades. Ninguém observa:

    2 Pedro: 1. 20. sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sola Scriptura é a criação anti cristã de Lutero.

      Excluir
    2. Então, é preciso mais que só as escrituras? Me explica isso, desviado!

      Sola Scriptura é um termo cunhado por Lutero para mostrar que não há nenhuma outra forma de conhecimento de D'us dada ao homem, senão pela Bíblia, ou seja, as Escrituras, os Testamentos, enfim, tudo que procede da boca de D'us, mas pelo visto, você é católico e possivelmente nem mesmo a sua bíblia você segue! Leia http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sabedoria/13/

      depois a gente conversa! E francamente, D'us tenha misericórdia de você!

      Excluir
  2. Reteté é um ritual Africano Trazido Para Portugal em meados de 1948, onde as Pessoas se Reuniam Para Praticar Rituais de VODUNS, as Pessoas Furavam Umas as Outras.

    ResponderExcluir
  3. A terminologia pode até ser equivocada; entretanto, já nos tempos de Jeremias os cultos e as festas solenes dentro ou fora do templo eram recheados de gritos e danças.

    ". . . ; deram gritos na casa do SENHOR, como em dia de festa solene. (Lamentações 2:7)

    Vamos estudar a Bíblia para não dividirmos o Corpo de Cristo. Amém!?

    ResponderExcluir
  4. Gostei! A falta de entendimento segundo a orientação do Espírito Santo só trás dissenções no meio da igreja e o melhor é sabermos q vamos ter q dar conta de nossas atitudes individualmente .diante dAquele q nos criou."aquele q está firme olhe não caia"(biblia sagrada)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Hoje as igrejas estão disputando quem é mais certa ou errada, julgando situações que só cabe a Deus decreta erros, alguém ai se lembrou que somos humanos fracos e pecadores, que tentamos fazer o que é coreto pelos olhos de Deus de acordo com a sua palavra, porque em vez de ficar apontando uns aos outros , não colocamos o joelhos no chão e vamos ora, pedi a Deus que abra a visão daqueles q não estão fazendo coreto, que Deus possa tocar e mudar a situação, estamos em um tempo que os irmãos em Cristo deve se unir, não se separar, os dias estão maus , muitas Almas perdidas, e estão preocupados em acusar o outro, isso não é uma visão do Espírito Santo, quantas alma gemendo e chorando , pedindo socorro, e emquanto estamos preocupados em ver o erro do outro Deus estar tentado falar conosco pra fazer o seu ide, e não ouvimos porquê estamos ocupado, com coisas que não são produtivas, tentado acha erros que não edifica nada. VAMOS CRÊ EM DEUS, VIGIAR , HORA, JEJUAR, E LER A BÍBLIA, são essas a verdadeiras armas do cristão verdadeiro. Ass: Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amado irmão crente que so vive de oração não vive uma palavra apenas contraria a qualquer coisa pode mudar e muito.falo por experiencia de pessoas que agiam assim depois que ouviram a verdade mudaram a ponto de descobrirem que nem eram batizadas com espirito santo mais ate em linguas estranhas falavam e profetizavam.quando ouviram alguem dizer que aquilo não era Deus cairam possesos foram libertos no nome de Jesus e nunca mais.ora sim mais orar e so esperar do ceu sinto muito.apaz do Senhor Jesus seja contigo.

      Excluir
  7. "Olharam para Ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos." Salmos 34-5...Temos tanto medo de que algum "fogo estranho" tenha entrado pelas portas da frente na igreja, e inevitavelmente entrou, que colocamos nossa doutrina em duvida, se estou ou não fazendo o certo... Provavelmente estamos cometendo muitos erros doutrinários, provavelmente estamos confusos, mas querido, OLHE PRA JESUS.. Ao olhar pra Cristo e luz Dele reflete em seu rosto, e mesmo que sua igreja não pratique a doutrina da igreja primitiva,(creio que nenhuma denominação a pratique nos dias de hoje) VOCÊ NÃO SERA CONFUNDIDO, Deus irá reconhece-lo no glorioso dia da Sua vinda...

    ResponderExcluir
  8. realmente e um absurdo começa com brincadeira depois o demonio entra e completa a festa.JESUS veio para libertar o homem para que ele voltasse a ter controle de suas vontades e desejos, essas coisas surgem pra envergonhar o evangelho.

    ResponderExcluir
  9. Vi alguns comentários que me deram medo e tristeza: gente que realmente crê que tais MENINICES SÃO DE DEUS!
    Gente boa, mal instruída, GENTE QUE ACREDITA EM REVELAMENTOS PROFÉTICOS MAIS DO QUE NA PRÓPRIA BÍBLIA COMO PALAVRA DE DEUS!

    Caríssimo irmão, Deus o abençoe pelo compartilhamento. Em tempos tão espinhosos, de gente MERCADEJANDO com a palavra. Gente BRINCANDO COM A IGREJA. ANUNCIANDO UM OUTRO EVANGELHO; onde as "unções" das mais variadas BIZARRICES E SEM FUNÇÃO ALGUMA, POIS OS DONS SABEMOS PARA QUE SERVEM, MAS RISOS, URROS, PULOS E DANÇAS, PARA NADA SE APROVEITAM A NÃO SER PARA DAR MOTIVO E O OCASIÃO AO ESCÂNDALO.

    Sou Pentecostal e me admiro essa turminha jamais citar STANLEY HORTON, DONNALD GEE, ELIENAI CABRAL, CLAUDIONOR DUARTE, ENTRE MUITOS, ALÉM É CLARO DE GUNNAR VINGREN.

    Hoje parece que o ESTEREÓTIPO DO PENTECOSTAL É O DO DESCONTROLE!

    Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
    Contra estas coisas não há lei.
    Gálatas 5:22,23

    TEMPERANÇA EM ALGUMAS TRADUÇÕES É: DOMÍNIO PRÓPRIO!

    Saudações em Cristo Jesus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?