Jesus nos prega cada peça!


Hermes Fernandes


Jesus poderia ter aproveitado enquanto Pedro estava frustrado, com suas redes vazias. Não haveria momento mais "oportuno", do ponto de vista humano, para chamar Pedro a segui-Lo.

Em vez disso, Jesus preferiu encher antes sua rede de peixes, e seu coração de alegria.
Por um momento, Pedro sentiu-se realizado novamente. Seu coração dizia que ele nascera mesmo para aquilo. A pesca era sua vida, o ofício que escolhera quando ainda criança assistia a seu pai pescar.

A vida fazia sentido novamente. A rede cheia. Já não precisaria dar a desculpa esfarrapada que planejara dar à esposa por ter passado a noite fora de casa e voltado de mão vazia. Ali estava a prova de que ele não estava nos braços de outra, mas trabalhando para sustentar sua família.

- De onde veio esse homem? pergunta Pedro em seu íntimo. Que magia é esta capaz de atrair os peixes sem precisar de isca? Será que Ele aceita sociedade?

De repente, Aquele misterioso Galileu fixa em seu olhar e diz: - Segue-me, pois te farei pescador de homens.
- Só faltava essa! Por que não me chamou quando a rede estava vazia? Seria mais fácil aceitar o desafio de segui-Lo. Mas agora... veja só estas redes! Nunca as vi tão cheias! Precisei que amigos me ajudassem a puxá-las.

O texto bíblico não diz que Pedro arrazoou em seu coração, como sugiro hipoteticamente. Mas qual de nós na reagira assim?

Seria esse o modus operandi de Cristo?

É muito fácil renunciar redes vazias. Difícil é deixá-las cheias na praia para aceitar a proposta de Jesus.

Bem que Jesus avisou: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me".
Jesus nos prega cada peça!

Cerca de três anos depois desse episódio, Pedro levantou-se no Dia de Pentecostes, e numa única tacada, conduziu a Cristo três mil pessoas. Na segunda vez que lançou sua rede evangelística, outras cinco mil se renderam. Quando encontrá-lo na glória eterna, pergunte se valeu a pena deixar a rede de peixes pela rede de vidas.

Hermes Fernandes é um dos mentores da Santa Subversão Reinista no Genizah

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?