A revelação do varão prometido

por Zé Luís

Você que é solteiro e faz planos para o futuro com seu(ua) atual namorado(a), deve se perguntar como será o futuro de vocês doisA velha questão de João Batista: essa é a pessoa certa, ou devemos esperar outro?

Creio que o mais angustiante para um crente quando faz essa espécie de oração é o silêncio de Deus. Ele simplesmente não responde esta questão, embora haja quem até profetise no nome Dele a este respeito.

Lembro-me de um "causo", relatado assim que entrei na igreja:

Uma pastora-profetisa, admirada pelo grupo de jovens daquela comunidade, sabendo da paixão que uma mocinha nutria por certo jovem, disse a ela que o grande amor da sua vida era justamente aquele rapaz, da mesma igreja, e que se casariam futuramente. Ela “recebeu” aquela palavra, acreditando que o desejo de seu coração seria realizado.

O tempo foi passando, e o rapaz, sem saber da tal “revelação”, começa a namorar justamente com a sua melhor amiga, tornado-a odiada então: ela passou a representar a figura do diabo, que roubava a “benção” dela, como se isso fosse possível, já que Deus prometeu, e haveria de cumprir. As duas não conversam até hoje.

A moça – ex-amiga então - terminou o namoro. Dizem as más línguas (não estranhas a nós) que o motivo era as constantes tentativas em fazer o que crentes não devem fazer antes do casamento. Isso foi a “confirmação” da moça: o moço era para ser seu, e de mais ninguém.

Infelizmente, o moço se formara a pouco e passou a lecionar em faculdades, não demorando muito a aparecer com sua nova namorada, mais velha que ele, já a apresentando como noiva. A moça que tinha a promessa viu seu mundo desabar: “Quando chegaria sua vez?” - chorava pelos cantos durante os cultos. Nestas alturas, a pastora-profetisa já não congregava em nossa igreja. Sumira,e sabe-se lá Deus se ainda congregava em algum lugar, ou se mesmo era crente. Nem vou dizer o que diziam as más línguas...não vale a pena.

Passaram-se anos. Neles, a moça deixou de ser uma mocinha e já era uma mulher solteira correndo atrás de uma promessa de amor dada a uma adolescente, enquanto o agora homem nem sabia de sua existência. Ela ganhava muitos quilos, e não podia cobrar de ninguém essa consequência. Mas sua fé inabalável permanecia firme na promessa feita por Deus através de “sua serva”.

Certo dia, oito horas da manhã, o telefone tocou. O Dito, zelador da igreja avisava que o moço – agora um bem sucedido professor de faculdade – falecera aos 32 anos, viltima de uma forte crise de bronquite. Foi o Alexandre, o amigo que buscara-o para jogar bola, que encontrou o corpo, ainda em sua cama. Seu braço estava esticado, e sua mão parou a centímetros da “bombinha” onde buscava estava sua medicação.

A moça, de uma hora paraa outra, viu sua esperança de anos despedaçada, viu o corpo de seu prometido sendo chorado por outra mulher. Para ela não houve palavras de conforto, embora quase todos soubessem de sua paixão, da angústia e da imensa questão que se desenhou em sua mente: “Deus mentiu?”

A moça mudou de igreja, e antes de se submeter a uma cirurgia de redução de estomâgo quase aos 40, chegou a pesar quase 150 quilos. Ela continua solteira

Todas as semanas vemos pulhas bolando seus planos para aumentar o conteúdo de seus cofres em nomes de Deus, gente manipulando o redio de Jesus em prol de egocentridades, pastores que um dia foram sinceros com Deus mudarem seus discursos para se beneficiar de alguma forma. O desejo é de desistir, não de ficar.

Mas...

Sabemos que Deus não mentiu (Ele nem se pronunciou) . Ela queria ouvir aquela promessa e alguém simplesmente a deu. Você sabe disso, eu também. Por isso, temos que ficar: Somos ovelhas cuidando de ovelhas. Não importa o quanto se degladiem as lideranças políticas em prol disso e daquilo. Existem feridas pequenas que somos capazes de limpar.

A tal profetisa não podia medir o peso de sua irresponsável “revelação”, e o quanto matou aquela juventude, mas nós, de posse desta descrição acima, poderíamos, pelo menos, evitar que toda a juventude de uma existência fosse para o lixo. Se você sabe como, você tem que ficar. Isso é Igreja.

Comentários

  1. Essas coisas são muito loucas.
    Quem já não foi vítima de profecias como:
    "Deus preparou essa varoa pra você"!
    Sinceramente, Deus nos deu inteligência e poder de raciocínio e discernimento para, em espírito de oração, escolhermos sobriamente aqueles com quem queremos nos relacionar. Isso é em todas as esferas.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Nem sei quantas vezes isso aconteceu por aqui, conheço uma irmã que ficou louca, literalemnte desequilibrada, por conta de uma "marmota" dessas (kkkk aqui a gente fala assim), tô rindo pra não chorar, imagina quantos jovens veem seus sonhos de construir uma família feliz destruídos por causa desses canalhas.

    ResponderExcluir
  3. Zé,
    Gostaria muito de saber sua opinião sobre um assunto que está sendo comentado lá no blog.
    Dá uma olhada e escreve alguma coisa.
    PAZ.
    http://diariodoppastor.blogspot.com/2010/04/voce-ainda-acredita-no-ser-humano.html

    ResponderExcluir
  4. Gente,
    isto é mais comum do que maioria pode imaginar.
    Eu nasci no tal berço evangélico, cansei de ver estes engodos, tenho amigas que foram "vitimas", minha mãe tem uma amiga, hoje com quase 70 anos, que é neurótica de profetada.
    Uma certa vez, em um evento, um varão de fogo chegou perto de mim e disse que Deus lhe havia revelado que eu era a Rebeca, tal e coisa, coisa e tal.POis bem,na época eu já estava meio revoltada com todo este lixo,e já era casada, meu consorte estava no mesmo recinto com nossa filha no colo, enfim não perdi a oportunidade de dar uma esculachada e fazer um barraco gospel.
    Tenho pra mim que o varão está até hoje pensando na idiotice que fez.
    Em nome de Deus todo tipo de manipulação é feita sem pudores.

    ResponderExcluir
  5. Loucura, né?

    Que o Pai conceda lucidez às "varoas"...
    e aos "varões" ansiosos pelo casamento
    (ou por sexo?) também...

    Um abraço fraterno,
    Elias Aguiar

    ResponderExcluir
  6. o triste é que a gente só acredita no que quer, daí...

    quanto ao assunto mesmo do post?
    quem te contou minha vida? hahaha...

    tirando pequenas coisas, como a profetisa, a morte súbita e a redução de estômago dá na minha vida. tudo bem que tirando essas coisas tira os elementos básicos da história, mas eles continuam lá. apenas mais moderados.

    haha...

    muito bom :)

    ResponderExcluir
  7. É como minha mãe diz...tem crente q quer fazer de Deus um Santo Antônio.rsrs

    ResponderExcluir
  8. Olha Zé... já passei por várias destas " falsas" profetagens. E confesso que caí em muitas , não relacionado a casamento ou namoro, e sim outras coisas , e me machuquei feio. Poderia falar várias " verdades" aqui, mas xapralá. Só sei que hj o povo " brinca" muito em ser profeta , metido a vaso e isso e é algo muito sério.

    Cris*

    ResponderExcluir
  9. Isso é falta de ler a Bíblia, discernimento,entendimento as pessoas só querem ver Deus se tiver visão, sonhos revelação não ver Deus usando os meios natural guiando, guardando, na providenciar, um dos problemas do evangelho hoje em dia e que reduz Deus

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor! Me chamo Débora e recebi uma profecia descritiva de como seria meu marido: "mais escuro do que eu e mais alto do que eu". Desde então, tenho rejeitado oportunidades de conversas com jovens que não tenham essa descrição e tenho medo de estar dispensando boas oportunidades por causa da bendita profecia. E se realmente for mais alto e mais escuro do que eu? E se não for? Se aparecer um branco do meu tamanho, será que não é da vontade de Deus?

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Débora.
    Vai por mim: o homem da sua vida tem que gostar de conversar com vc, te tratar com respeito ao mesmo tempo que te deseja.
    E você a mesma coisa. Você o amando, e ele te amando, vcs lhe parecerão lindos e Deus abençoará a união que você escolheu.

    Você também é livre para encontrar seu amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Pena que as pessoas estão tão individualistas hoje, sem respeito, eu não digo amor por que isso a gente só sabe quando esta dentro de um relacionamento. Mas o mínimo de respeito para começar um relacionamento.

      Excluir
  12. Boa tarde e que uma vez veio uma mulher da igreja na minha casa e disse que Deus tava preparando uma namorada pra mim ai agora depois de muitos anos apareceu uma garota na igreja que eu frequento querendo namorar comigo ai houver um problema e eu não conseguir ficar com ela ai eu fique pensando se essa garota que apareceu foi essa garota que essa mulher disse que Deus tava preparando pra mim apesar que na minha opinião se fosse eu teria ficado com ela ai eu gostaria de saber opinião de vocês sobre isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?