3 de agosto de 2010

Mapa do Céu - Estrela da Manhã

por Zé Luís

Na antiguidade, viajantes se guiavam pelos céus para calcular o tempo de suas viagens. A posição astronômica das estrelas e planetas diziam aos experientes navegadores para onde e  como seguir.

Imagino em meio a vasta escuridão do mar, sem bússolas ou qualquer recurso tecnológico, ter apenas estrelas para me dizer onde devo ir. Mas como saber quando chegarei? Perceba: as estrelas mostram onde está o Norte e o Sul, mas não dizem a quanto tempo está meu destino, já que durante o dia elas já não mais me guiarão.

Quanto a isso eles possuíam um interessante recurso: havia uma "estrela" (na verdade, o planeta Vênus) que permanece visível durante certo tempo do dia. Por isso, ela também é conhecida como estrela D'alva, ou estrela da Manhã.

De acordo com sua posição e a altura entre ela e o horizonte, conseguia-se calcular a distância de seu destino, a quantos dias estavam de sua chegada.

Muita confusão se faz entre o Portador da Luz (Ou Lúcifer, tradução em latim do mesmo trecho da bíblia ) e o Cristo, também chamado estrela da manhã.
Quando Isaías se refere à Satanás como Estrela da Alva, ele se refere a alguém que já fora referência a milhares de seres, bem antes do homem ser criado.

Em Apocalipse, Jesus é assim chamado por ser referência de caminho e chegada, bússola única em nossa trilha, certeza de estarmos no caminho, apesar das noites escuras, onde só há um mar deserto e nenhum destino aparente.


Para variar, o sentido dos Escritos sempre são mais profundos do que realmente aparentam.