Analogias e curiosidades sobre ovelhas


por Zé Luís

Engraçado como muitos gostam de se ver como "águias", "leões", e outros bichos valentes quando se dizem cristãos. Vivemos em um tempo onde crente precisa ter uma boa auto-estima, mas não creio que essa era a imagem que Jesus tinha para os seus seguidores.

Ele se auto denomina o "bom pastor", pastor de ovelhas, o bicho mais flatulento do planeta (existe um buraco na camada de ozônio nos céus da Austrália, onde existe o maior rebanho do mundo. Tal buraco foi causado pelos gases emitidos -  metano - por esses animais)!

Uma ovelha não tem visão muito poderosa. Na verdade, não alcança mais que vinte metros. Se não tem alguém que as guie, caminham seguindo a ovelha mais próxima, sem questionar seu comportamento  - muitas vezes insano, comportamento repetido pela que vem em seguida, sistematicamente(vide vídeo acima).

São chamadas de ruminantes porque têm mais de um estômago. Isto significa que elas conseguem digerir grãos que outros animais (tais como o cão, por exemplo) não conseguem. A palavra "reflexão" está ligada a isso, já que esse processo de "ruminação" traz de volta o alimento engolido para ser re-digerido. Exatamente como devem ser feitas nossas reflexões pessoais da Palavra.

As ovelhas são geralmente, ou brancas, ou pretas. Algumas ovelhas brancas podem parecer castanhas, mas isso é por estarem sujas. Entre os "ovinos", não existe uma variação mesclada: ou se é branca, ou não. Semi branca é sujeira.

As ovelhas preferem beber água corrente, é raro beberem água estagnada. Quando o Cristo se denomina "fonte de água viva", sabia com quem estava falando, já que, como o mesmo dizia, "minhas ovelhas conhecem minha voz". É exatamente por esse fator, a voz do pastor, que as ovelhas se guiam: a importância de conhecer a voz dele faz toda a diferença quando somos conduzidos por verdes pastos.

Apesar de não gostar, as ovelhas também conseguem nadar quando necessário (inundações, etc...). Muitas vezes desconhecemos nossa capacidade por conta de nossa nova natureza dócil. A estrutura aparentemente frágil de uma ovelha jamais revelaria essa capacidade para o nado.

Haviam pelo menos 2.386 espécies diferentes de ovelhas no País de Gales antes de este ser habitado. Embora todos sejamos ovelhas, é natural as divergências. Necessário é respeitar as pequenas variações. Nem todas as ovelhas Dele são do mesmo aprisco.

Se uma ovelha for virada de patas para o ar, ela não se conseguirá se levantar sozinha, e se ficar muito tempo de barriga para cima, ela morre. Por isso, quando achar uma ovelha de pernas para o ar, por favor: ajude-a a levantar-se. Sim: "um ao outro ajudou e disse: sê forte!". Não existe comunidades cristãs de uma ovelha só. Um revez eventual da vida aos que vivem na solidão os destruirão de um momento para outro.

As ovelhas fazem "mééééé" em tons diferentes. Algumas chegam quase a fazer "muuuu" como as vacas, enquanto que outras quase não se ouvem. Cada uma se expressa de forma diferente, o que não as faz melhor que a outra. Só as faz diferentes.

As ovelhas não gostam que lhes façam festas no pelo. Assim que são tosquiadas tornam-se extremamente amigáveis. Ovelha se sente bem quando produzindo, ofertando, sendo útil. Estranhe quando alguém que se declara "ovelha" prefere mostrar ao invés de fazer.

As ovelhas não têm os dentes incisivos de cima. Não rosnam, não latem, não rugem, não voam. Ver uma ovelha uivando é muito estranho, não acha?

A ovelha Dolly tem esse nome porque foi criada a partir de uma célula da glândula mamaria da mãe, e em homenagem aos grandes seios de Dolly Parton.

Algumas das curiosidades foram lidas aqui

Comentários

  1. Zé, nos "seus" da Austrália? oh céus, meus sais...

    vc tá pensando muito em SEO, e está se esquecendo do Céu... rs

    MEO Deos...

    =)

    ResponderExcluir
  2. PoiZÉ,

    Que coisa mais interessante!

    Êta Jesus...

    (Vou afanar lá pra o 'Boraler')

    Abs,

    R.

    ResponderExcluir
  3. Zé muito bom seu texto, até lembrei de um outros que era fábula sobre ovelha, gostei e postei no recortes com sua licença, abraços meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Complementou muito.pra mim abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 números mais significativos da bíblia

A batalha na"vida de inseto": o despertar.

Anunciação - Alceu Valença - uma canção sobre a 2ª vinda de Cristo?